Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:04:10

Política &

coluna

Publicado: 12/09/2018 às 11h40min | Atualizado 12/09/2018 às 19h10min

A- A+

O barraco dentro do PT é maior do que o que se pensa

“Não sou ventríloquo do Bolsonaro, mas a gente não pode deixar espaço vazio porque espaço vazio é ocupado.” – General Mourão,..

“Não sou ventríloquo do Bolsonaro, mas a gente não pode deixar espaço vazio porque espaço vazio é ocupado.” – General Mourão, vice do Bolsonaro, querendo uma beira

1-Vende-se um poste

O barraco dentro do PT é maior do que o que se pensa. O partido que sempre foi cheio de tendências virou loja de departamento. Uma ala do partido apenas aceitava a indicação do Fernando Haddad. A outra queria outra coisa desde que passasse por Gleisi. Haddad queria sossego, mas foi ungido e o senador Lindbergh Farias que o engoliu na marra Haddad, bradou: “Haddad vai governar junto com Lula. Vai montar o ministério junto com Lula.” E se o poste vencer? Como vai ser?  “Vende-se este ponto”

2-Guerra de pesquisas

Ibope e Datafolha colocam Bolsonaro no primeiro lugar mas no segundo turno abrem as divergências ainda que não mudem o fato de que ele tem poucas chances. Agora o Instituto Paraná Pesquisas diz que Bolsonaro tem quase 27% das intenções de votos, mas como foram publicadas pesquisas em seu nome para vários Estados uma nota foi divulgada pelo Instituto contestando alguns resultados divulgados. De qualquer forma Bolsonaro iria ao segundo turno mas morreria na praia. Perderia para qualquer um.

3-Acir no TSE: mesmo fato, mesmo direito

O TSE cassou ontem a decisão do TRE/RO que havia determinado que a candidata ao cargo de deputada estadual, Hosana Maria Alves Pinto (PSB), paralisasse atos de campanha e a propaganda eleitoral no rádio e TV. Para o Ministro relator no TSE, Jorge Mussi, o termo “instância superior” por óbvio é o TSE. A decisão se estende ao recurso do Acir Gurgacz, garante o advogado Nelson Canedo e explica que onde está o mesmo fato, aplica-se o mesmo direito e com certeza o TSE proferirá decisão no mesmo sentido em relação ao candidato Acir, ainda mais levando em consideração que seu pedido de tutela de urgência irá ser distribuído por prevenção ao ministro Jorge Mussi, relator da decisão que concedeu a liminar para a candidata Hosana.

4-Morando com o inimigo

O número de pessoas morando na rua, entregues ao vício e à malandragem virou coisa comum em Porto Velho.  Capital. Qualquer canto é “boca” e para manter o vício vem o crime, a maioria de pequena monta. A indústria e comércio da pedra agem com logística invejável e perversa. Cada viciado se torna parte do negócio e é ao mesmo tempo usuário, aliciador, entregador ou o que mais lhe for pedido como assumir o BO. Invisíveis aos nossos olhos não são recolhidos e continuam agindo. Até onde iremos suportar não sei, mas Porto Velho está escancarada às grandes facções criminosas.  

.   5-Encruzilhada

A escolha do Haddad foi demorada, traumática, humilhante para ele e talvez fatal para o PT. Tentar deduzir os motivos que levaram ao desfecho desta segunda é impossível, mas um parlamentar do partido fez uma análise interessante: “Não havia escolha. Ou o PT insistia no discurso da defesa de Lula e corria o risco de ficar fora da disputa; ou lançava o Haddad. Mas, com isso o PT legitimou o processo eleitoral. O desafio passa a ser maior. Mas ficamos sem opção. O partido aguardava uma definição do próprio Lula”. É a oportunidade para o PT enfim se descolar do mito e se reinventar. Mas…

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.