Porto Velho/RO, 26 Março 2024 16:33:29

Política &

coluna

Publicado: 14/11/2018 às 17h06min | Atualizado 23/11/2018 às 11h16min

A- A+

O Ministério da Saúde de Cuba findou sua cooperação no Brasil

FRASE DO DIA: “Não existe ideal. Militar também é gente. Depende da experiência, depende da bagagem.” – General Fernando Azevedo..

FRASE DO DIA:

“Não existe ideal. Militar também é gente. Depende da experiência, depende da bagagem.” – General Fernando Azevedo e Silva indicado para ministro da Defesa

1-Fim da experiência

O Ministério de Saúde de Cuba findou sua cooperação no Brasil: “O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, tem declarado e reiterado que modificará os termos e condições do programa Mais Médicos, em desrespeito à Organização Pan-Americana da Saúde e ao que foi acordado por esta com Cuba”, disse em nota pela TV estatal.

2-Revalida for all

Bolsonaro foi direto: “Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou”. De acordo com o governo cubano, cerca de 20.000 médicos atenderam 113 milhões de brasileiros em mais de 3.000 municípios do país. Os médicos ficam com 25 por cento dos mais de 3.000 dólares pagos pelo Brasil à ilha por cada médico por mês, com 75 por cento ficando com o governo de Havana.   .

3-Saúde x doença

O Conselho Federal de Medicina revelou que o Brasil usa R$ 3,48/dia em saúde para cada cidadão. Por ano, dá um gasto médio por pessoa de R$ 1.271, “abaixo do ideal”. De acordo com o CFM, o gasto total com saúde pública deveria ser equivalente a 10% do PIB do país, em vez dos atuais 2,94% considerados a união, estados e municípios. Não é preciso fazer contas para entender que se gasta pouco e mal. Rondônia ocupa o 13º lugar na lista, apesar da sensação ser bem mais baixa. Sem saneamento básico os gastos serão destinados a tentar curar doenças em lugar de promover a saúde.   

4-É hora do jogo

Vem aí o ministério da cidadania, ou seja, uma forma para que Magno Malta cuide do desenvolvimento social, direitos humanos e políticas anti-drogas. O desenho é curioso, mas a personagem não. Magno Malta iria integrar a chapa de Bolsonaro como vice, mas optou por disputar a reeleição ao Senado. Perdeu e agora terá um prêmio à sua ex-quase-futura participação. O ministério da Cidadania vai juntar cacos de algumas atividades já existentes, contudo continuará sendo apenas uma prebenda. Só isso.     

5-Montando o organograma

Além de Ernesto Araújo nas Relações Exteriores, Bolsonaro já anunciou os seguintes ministros: Paulo Guedes Economia, Onyx Lorenzoni Casa Civil, Sergio Moro Justiça e Segurança Pública, Augusto Heleno Segurança Institucional, Fernando Azevedo e Silva Defesa, Marcos Pontes Ciência e Tecnologia e Tereza Cristina Agricultura. Na campanha Bolsonaro disse que iria reduzir o número de ministérios de 29 para 15 Ontem disse que o número deve ficar entre 17 e 18. E assim caminha a humanidade…

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.