Porto Velho/RO, 11 Dezembro 2019 02:15:44

    RobertoRavagnani

    coluna

    Publicado: 18/04/2019 às 08h26min

    A-A+

    O voluntariado gera gentileza

    Sei que a frase não é essa, mas essa é a minha, pois quando praticamos trabalho voluntário, apesar de ser um trabalho inicialmente..

    Sei que a frase não é essa, mas essa é a minha, pois quando praticamos trabalho voluntário, apesar de ser um trabalho inicialmente feito para nossa satisfação, nosso desenvolvimento, os resultados são gentilezas espalhadas para quem recebe o trabalho e em contrapartida também recebemos gentilezas e isso vira um círculo virtuoso.

    Creio que isto é muito desejável, todos queremos gentilezas, portanto temos que distribuir, quanto mais distribuímos mais recebemos, pode parecer um pouco diferente da matemática, mas isso é a tal da sinergia, quando a soma de 1 + 1 é maior que 2.

    O trabalho voluntário tem dessas coisas inexplicáveis, e não estou falando de coisas sobrenaturais, mas são tantos os resultados que até parece algo diferente do cartesiano que estamos mais acostumados. O trabalho voluntário quando feito com paixão e desejo reais, tem encontros não previsíveis, tem apoios não solicitados, tem ajuda não esperadas, tem resultado maiores que os previstos e conhecimento trazido de fontes das menos prováveis.

    Portanto realizar trabalho voluntário, apesar de organizado e preparado, traz muito mais do que podemos esperar e isso é muito bom, divertido, pois normalmente é a superação de nossas expectativas.

    Todos queremos isso todos os dias, nas relações pessoais e de serviços, a superação de nossas expectativas, portanto fazer trabalho voluntário é uma experiência. No MKT moderno o que o cliente busca hoje não é mais um serviço ou produto, ele busca uma experiência, portanto o voluntariado está muito à frente de nosso tempo, por isso está presente em nossa história há muito, muito antes de ter o nome voluntariado e agora engajamento social.

    Quer ter uma experiência e não ter que pagar por isso?

    Quer ter uma experiência marcante em sua vida?

    Quer ter uma experiência e gerar um resultado muito melhor do o esperado?

    Quer ter uma experiência e sair com o desejo de fazer muito mais?

    Experimente um trabalho voluntário, certamente você vai encontrar tudo isso e um pouco mais nele.

     


    Deixe o seu comentário

    sobre Roberto Ravagnani

    Construindo Cidadania - O autor é Roberto Ravagnani, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

    Arquivos de colunas