Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:44:26

Política &

coluna

Publicado: 11/05/2018 às 15h29min

A- A+

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “Ou vai ou racha! E se rachar?”. – Jornalista Valdemir Caldas sobre a implantação das OS’s. 1-Mais um véu retirado..

FRASE DO DIA:

“Ou vai ou racha! E se rachar?”. – Jornalista Valdemir Caldas sobre a implantação das OS’s.

1-Mais um véu retirado

O STF rejeitou o pedido feito em 2004 pelo atual ministro Eliseu Padilha para ampliar o foro a autoridades acusadas de improbidade administrativa. Queria Eliseu que o STF julgasse ações de improbidade administrativa contra toda autoridade dentre as quais deputados, senadores, ministros e outros. À época o ministro Teori apoiou o pedido, pois um juiz de 1ª instância não deveria processar autoridade de relevância nacional, cuja punição poderia levar à perda do cargo. Os tempos são outros. Véus se rasgam, a luz se faz e a transparência vence.

2-Falei de véu e agora o tapete…

Augusto Sherman é ministro do TCU e busca saber o porquê do sigilo para empréstimos a concedidos na era Lula e Dilma. Saber se houve análise de sigilo comercial e bancário. É que o sigilo não atinge só BNDES, mas Banco do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Camex, ABGF (Agência de Fundos Garantidores) e Sec. de Assuntos Internacionais, do Ministério da Fazenda. Proibido de divulgar dados de operações, obras e condições dos países, Sherman “aliviou” o relatório. O sigilo é abusivo mas ele se dispõe a ir à justiça para liberar o segredo. Se levantar a ponta do tapete surgem as penas e se puxar uma pena vem uma galinha.

3-Liberdade de expressão

A PGR Raquel Dodge quer um marco regulatório para comunicadores que sofrem ameaças ou são vítimas de violência fruto da atividade jornalística no Brasil. De olho nos estudos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos ela acolheu o tema ao assumir a chefia do Conselho Nacional do Ministério Público. A legislação não pode ver só o conteúdo repressivo, mas o protetivo. “Comparo com a questão da violência doméstica, área em que temos uma lei que abrange a proteção das vítimas”. No caso da imprensa é preciso melhorar. A liberdade de expressão é uma garantia e direito da sociedade e um holofote para a transparência pública.

4-Caerd sob nova direção

A Caerd está no “balão de oxigênio”. Com três servidores de carreira no comando e apoio do governo vai continuar com o passivo impagável, manterá o serviço meia boca e corre o risco de voltar a ser o cabide de emprego. Já vi o filme. É ruim, caro e tem um fim previsível: o consumidor morre pedindo água. Mas nem tudo é tragédia. O governo fará uma “transfusão” financeira para pagar os servidores que há 4 meses não recebem salários. Depois é descobrir o um jeito de desligar os aparelhos que mantem a moribunda na UTI. Não tem jeito. Jaóera!

5-A última do PT                                     

O PT pediu ao TSE que UOL, Folha e SBT incluam Lula nas sabatinas com presidenciáveis. Gleisi Hoffmann assina o pedido. “Condições adversas que hoje impedem sua locomoção” é a sua justificativa para reconhecer o problema que o PT tem com o pretenso candidato, que Zé de Nana traduz em linguagem popular: “Lula tá preso”. Para Gleise como líder nas pesquisas, Lula tem ”direito” de ser representado por um dublê do partido, como Louro José e Ana Maria, Dilma falaria escondida e o Pixuleco apareceria na tela. Maior barato.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.