Porto Velho/RO, 19 Março 2024 00:03:19

Política &

coluna

Publicado: 11/12/2023 às 10h35min | Atualizado 14/12/2023 às 10h41min

A- A+

POLITICA & MURUPI

Confira a coluna

A FILOSOFIA NÃO EXPLICA OU ATÉ COMPLICA O BRASIL

Revendo as aulas do meu tempo do ginásio: Sofisma é o raciocínio falso para confundir o contraditor- “O homem é a medida de todas as coisas”- disse Protágoras, para transformar o discurso mais fraco no mais forte e assim tornar o impopular em convincente. Górgias, outro sofista, dizia: “Nada existe e logo, pensamento e existência são coisas diferentes.  O que importa é a adesão e não o ensinamento do justo ou do injusto”. Demagogia a “arte ou poder de conduzir o povo” pela manipulação incluindo promessas que visam a conquista de vantagens e poder político, remonta a Grécia antiga, e está presente até hoje em nossa fauna política com sofistas e demagogos dentre outros cínicos e canalhas. Democracia é um termo grego do séc. V a.C. que no popular é o governo do povo, pelo povo, para o povo. Uma teoria diz que para haver democracia há que se respeitar três princípios: a soberania precisa estar nos níveis mais baixos de autoridade, deve existir igualdade política e por fim normas sociais pelas quais os indivíduos e as instituições só considerem atos que reflitam os dois primeiros princípios citados. Ora, na Argentina e no Brasil o nome disso é Utopia – que é algo entre o real rejeitado de plano e o ideal que se almeja.

Minha ideia era falar do Milei e da Argentina, mas Argentina e Brasil são filmes ultrapassados e como a história é cíclica, eu que tenho a sina de viver muito, já o vi muitas vezes e sei que o bandido se safa e eu morro no fim. A Argentina foi rica, a Suiça dos trópicos, o Brasil era o país do futuro, mas por décadas ambos viveram de golpes de estado, planos econômicos miraculosos, quarteladas, morte do cidadão pelo estado para defesa de um tipo latino de democracia. Milei chega ao poder para talvez tentar mudar o imutável. Lembra algo do Bolsonaro em 2018 surgindo com a quase derrocada da “izquierda brazuka” e ascensão da “izquierda latina”, aliás, algo tão comum que faz parte do estoque de falas dos demagogos sobre a falsa e indesejável, apesar de natural alternância de poder que ocorria no ambiente político para se aboletarem no Legislativo e Executivo, legitimados pelo voto popular. Aos trancos e barrancos este era o cenário que o Brasil vivia desde 1988, até a eleição de Bolsonaro – que ainda carece de anos de estudos e pesquisas – e a entrada do poder judiciário operando de forma estranha o secular sistema de freios e de contrapesos e gerando o conflito atual que no início parecia necessário para a manutenção da democracia e do estado democrático de direito, que à época diziam, penava na queda de braço entre o bolsonarismo e o lulismo, ou se preferem, entre a bazófia do fascista que queria a ditadura militar e o comunista que queria a ditadura do foro de São Paulo. Naquele momento nem sei quem acendeu a primeira tocha mas, com ela se ampliou o fogo e o país se perdeu com desmatamento, fogo na floresta e no pantanal, estilo autoritário, fósforo, gasolina, reformas incendiárias e como tudo que é ruim sempre pode piorar, surgiu a pandemia e com ela a corrupção, a politicagem rasteira,  dedurismo e os baldes de água e bombeiros foram substituídos por ações e decisões de toda ordem e na desordem ministros das Cortes se armaram  do regulamento interno, revisões penais- Lula renasceu com uma- interpretações caolhas da constituição, controle total das eleições e um poder constrangedor sobre o Legislativo e o Executivo para “defesa da democracia” atacada por Bolsonaro e de seus seguidores de extrema direita.

A velha imprensa entrou na briga e Bolsonaro arranjou para sua boina. Numa linha de tempo é possível elencar declarações do Judiciário e Legislativo ajoelhado e os pedidos – quase sempre atendidos – dos partidos pequenos como PSOL, Rede e PCdoB para manietar o Executivo. Do outro lado um presidente truculento, falastrão batia de frente com tudo e todos. Ovos quebrados a omelete não deu certo, e sua reeleição foi ao vinagre por uma ínfima margem de votos. Esperava-se o país fosse pacificado, mas ledo engano. Manifestantes anti-Lula e pró-Bolsonaro estavam nas ruas rejeitando o resultado eleitoral até que veio o desastre do 8 de janeiro que carece de tempo para ser absorvido e absolvido – pelo menos em parte é o que se fala – que parece ser a via mais sensata para a pacificação nacional. Porém recentes   demonstrações saídas do Congresso, da OAB, de parte da imprensa e de organismos de projeção, não fizeram eco e até parecem ter inflamado o “peito heroico e retumbante” de ministros do STF que relutam em se autoconter em prol da democracia, do estado democrático de direito e da paz no Brasil.

Milei tem um longo caminho para refazer a Argentina e Lula ainda não viu que o desenvolvimento  do Brasil passa por menos tutela, menos gastos, menos partido, menos Lula e mais governo. É como penso.

O ÚLTIMO PINGO

A primeira APAE -Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais surgiu em 11 de dzembro de 1954 no Rio de Janeiro fruto do empenho de Beatrice Bemis, americana, mãe de um filho com síndrome de down. O contexto histórico daquela época contribuiu para a expansão das APAEs, pois havia a omissão do setor de educação pública em relação ao atendimento das pessoas com quaisquer deficiências. A relevância social e política das APAEs se solidificou com a interação publica e governo e hoje já são mais de 2000 unidades no Brasil e que atendem não só a pessoas com a síndrome, que é a sua gênese, mas são organizadas para ofertar, além do atendimento educacional especializado em escola especial, os serviços nas áreas de saúde e assistência social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É nosso dever ajudar na manutençã das APAEs que dependem totalmente da solidariedade de todos.  Dôe amor. Só faz bem!

[email protected]

Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.