Porto Velho/RO, 27 Março 2024 13:04:29

Política &

coluna

Publicado: 07/11/2018 às 09h34min

A- A+

Só depois de muito papo

FRASE DO DIA: “Não posso pautar minha vida num álibi falso de perseguição política.” – Sérgio Moro 1-DJ Mr.M A PF deflagrou a..

FRASE DO DIA:

“Não posso pautar minha vida num álibi falso de perseguição política.” – Sérgio Moro

1-DJ Mr.M

A PF deflagrou a Operação Evolução para prender o DJ, estudante universitário de classe média alta, promotor de festas e que traficava ecstasy e LSD nas suas festas rave. Um negócio rentável, bem montado, com logística usando os correios para a entrega da droga, auxiliares para a guarda da droga e advogados pagos para eventualidades como a prisão do auxiliar. A prisão ocorreu no dia 31 de outubro e até agora a identidade do Mr. M, como soe ocorre, continua um mistério.  

2-Nada é definitivo…

Uma coisa é a zoeira na eleição e a outra é o dia a dia com pressão. Sabe Jerusalém, a fusão do meio ambiente com agricultura, o Coaf subordinado a Moro, a reforma urgente da previdência, o fim do ministério do trabalho, o porte de arma, o excludente de ilicitude, o sniper contra o bandido armado, o mercado chinês, o general na Defesa, a redução da maioridade penal, a presidência da Câmara dos Deputados e mais um zilhão de coisas? Pois é. Só depois de muito papo. Aguardem.  

3-Marcando território

Durou quase duas horas a entrevista do juiz Sérgio Moro na sede da Justiça Federal em Curitiba. Sereno, respondeu a todas as perguntas e mostrou as afinidades com as propostas do Bolsonaro e um plano para atuar como guardião da legalidade e respeito aos direitos fundamentais. Falou também das divergências e disse que sua presença no governo pode “afastar receios infundados”. Acostumado à hierarquia do judiciário Sérgio Moro disse estar consciente de visões que precisam ser realinhadas e que a última palavra é sempre do presidente: “Sou um subordinado. Se eu não concordar, decido se continuo ou não”. Moro representa uma garantia do governo Bolsonaro.

4-Os longos braços da lei

Decorridos doze anos desde a operação sanguessuga, a segunda turma do STF determinou ao deputado federal Nilton Capixaba o imediato cumprimento da pena de seis anos, 10 meses e seis dias em regime semiaberto. Por conta deste processo, Nilton Capixaba desistiu de concorrer nas eleições deste ano. Ele foi condenado pelo crime de corrupção passiva e tendo sido sentenciado em fevereiro deste ano ainda tentou um recurso para redução da pena, o que lhe foi negado.  

5-O silêncio é mesmo de ouro?

Blindado, escondido ou discreto, impossível dizer. Sobre Marcos Rocha sabe-se o que foi dito por ele durante a campanha. Eleito, privilegiou alguns poucos de veículos de comunicação na trilha da agenda traçada por uma agência de propaganda e depois, o mutismo severo. Pelo que determina a lei, hoje poderá ser conhecido o grupo que cuidará da transição e, com a divulgação dos nomes tentarei adivinhar a cara do novo governo, já que como diz o Zé de Nana, “ninguém sabe o que o calado quer”. Mas estamos nós aqui na maior torcida para que tudo ocorra como o prometido.     

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.