Porto Velho/RO, 20 Março 2024 00:13:56

Coluna Almanaque

coluna

Publicado: 04/08/2023 às 13h14min

A- A+

Animada biografia de Alceu Valença

Confira a coluna

Lançada mês passado pela Cepe, uma editora de Pernambuco, o livro “Pelas ruas que andei”, divertida e bem escrita biografia do cantor, compositor e cineasta Alceu Valença, pelas mãos e olhos do jornalista Júlio Moura, assessor de imprensa do artista.

A obra, que apesar das 560 páginas, incluindo o álbum de fotos, em nenhuma parte é uma leitura cansativa. O autor pela convivência profissional e pessoal com Valença, teve acesso ao acervo e também a dezenas de pessoas, entre parentes e amigos, para obter informações importantes da vida, da história, da carreira do autor de sucessos como “Táxi Lunar”, “Como dois animais”, “Anunciação”, “Coração Bobo” e tantos outros de mais de 50 anos de sua trajetória artística. Claro, que não poderiam faltar os depoimentos de muitos do meio musical, Por exemplo, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Luiz Gonzaga e até Jackson do Pandeiro, passando por Dominguinhos, Lenine e por aí vai.

Moura dá algumas escorregadas, porém nada de comprometa o resultado final. A música “São Jorge dos Ilhéus”, que faz parte da trilha sonora da novela “Gabriela”, com Sonia Braga fazendo a protagonista. No livro, em determinado trecho, o biógrafo escreve que Fúlvio Stefanini interpretou o personagem Mundinho Falcão, na verdade vivido pelo saudoso José Wilker. Fúlvio faz o galanteador Tonico Bastos, filho do coronel Ramiro Bastos, papel do grande Paulo Gracindo. Um outro porém, é atribuir a autoria de “Juazeiro”, a Luiz Gonzaga e Zé Dantas, quando o parceiro de Gonzagão nesta bela composição, é Humberto Teixeira. Tem mais uma ou duas informações equivocadas, porém esqueci.

No mais, na minha opinião, ” Pelas ruas que andei”, é uma biografia digna do biografado, um artista nordestino e ao mesmo tempo universal, como o leitor poderá constatar ao ler o livro de Júlio Moura. Garanto que basta começar o primeiro dos treze capítulos para não mais parar.


Deixe o seu comentário

sobre Coluna Almanaque

Colaborador do Diário da Amazônia - Humberto Oliveira, jornalista, cinéfilo, colecionador de filmes, cds e livros.

Arquivos de colunas