BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Coluna Almanaque

coluna

Perfil

Publicado: 09/02/2024 às 12h59

O cinema em toda sua essência por Martin Scorsese

Confira a coluna

O diretor Martin Scorsese possui um conhecimento enciclopédico de cinema e não apenas do cinema norte americano. Pelo menos três ótimos documentários atestam isso. “Uma viagem pessoal pelo cinema americano”, de 1995; “Minha viagem à Itália”, realizado em 2001 e “Uma carta para Elia”, 2010.

No primeiro, Scorsese apresenta o cinema norte americano desde os pioneiros filmes mudos de Griffith, Cecil B. De Mille, passando pelos filmes de gângster, musicais, faroestes, aventura, filme noir, dramas realizados por cineastas como John Ford, Howard Hawks, Ida Lupino, Samuel Fuller, William Willer, tantos outros. Também cita e mostras diretores oriundos da Europa, que se instalaram em Hollywood, dentre eles, Billy Wilder, Fritz Lang, Alfred Hitchcock, todos no auge da criatividade cinematográfica. “Uma viagem pessoal” é uma obra prima com mais de 200 minutos de duração. Quando acaba, deixa aquele gosto de quero mais. Uma verdadeira aula de cinema.

O segundo documentário, Scorsese fala do cinema italiano, do neo realismo, dos grandes filmes como Roma, cidade aberta; Ladrões de bicicleta, A terra treme, Umberto D, Europa 51, Belíssima, A sedução da carne e tantos outros dirigidos por gênios como Roberto Rossellini, Vittorio De Sica, Antonioni, Passollini, Fellinni, Luchino Visconti. Scorsese mostra mais uma vez seu vasto conhecimento neste grandioso documentário com duração de 246 minutos.

Os dois documentários foram lançados juntos num pack pela Versátil em dois DVDs. Ambos são viagens inesquecíveis e fundamentais ao mundo do cinema no ponto de vista de um dos grandes cineastas da história da Sétima Arte. Imperdível.

Já “Uma carta para Elia”, que saiu no box 4 da coleção Filme Noir, da Versátil, é uma homenagem ao cineasta Elia Kazan e apresenta alguns dos seus filmes, dentre eles, Sindicato de ladrões, Uma rua chamado desejo, Vidas amargas e mais. O filme tem apenas uma hora, no entanto, constitui também uma aula de cinema por Martin Scorsese.

O melhor do cinema por quem realmente sabe, conhece, entende e respira cinema. Parabéns à Versátil que lançou os documentários em dvd e continua colocando no mercado produtos de excelente qualidade tendo como público alvo os verdadeiros cinéfilos.