Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:27:48

Coluna Almanaque

coluna

Publicado: 01/08/2023 às 07h04min | Atualizado 01/08/2023 às 10h07min

A- A+

Eterna Dolores Duran 

Confira a coluna

Se estivesse viva a cantora e compositora Dolores Duran faria 92 anos. Dona de um talento natural para cantar em vários idiomas e de compor os mais belos e inspiradas composições, aos 29 anos, com problemas cardíacos, Dolores faleceu deixando um vazio impossível de ser preenchido e lindas composições imortalizadas nas vozes de grandes nomes da música brasileira.
Fim de caso, Castigo, A Noite do meu bem, Solidão, O negócio é amar, parceria com Carlos Lyra, Se é por falta de adeus, Por causa de você, Estrada do sol, parcerias com Tom Jobim. Dona de um sorriso cativante, Dolores Duran, apesar do gênero que cantava, o samba canção, nunca foi de ficar na fossa, como se dizia nos anos 1950, na verdade, ela era uma mulher muito alegre e adorava festas e noitadas.
O jornalista Rodrigo Faour escreveu a ótima biografia Dolores Duran, a noite e as canções de uma mulher fascinante. Também produziu o cd duplo e um dvd em tributo à artista com a participação de Cauby Peixoto, Ângela Maria, João Donato, Carlos Lyra, Leny Andrade e tantos outros. Faour resgatou a obra completa de Dolores e lançou uma caixa com toda a sua discografia. Itens imperdíveis para os fãs e para aqueles que querem conhecer mais a vida, a carreira, a música e a poesia de Dolores Duran, certamente uma das maiores compositoras da história da música brasileira.
Estudo sobre a ambição humana 
O Tesouro de Sierra Madre, obra prima do cineasta John Huston, é um daqueles filmes inesquecíveis clássicos da história do cinema. O longa é um estudo extraordinário sobre a ambição humana.
Três homens saem em busca de ouro. Passam por muitos problemas e quando encontram o que tanto procuravam, um deles, vivido por Humphey Bogart, se deixa sucumbir pela paranoia e violentamente começa a ver os antigos companheiros como inimigos dispostos a matá-lo e ficar com o ouro, que em seu ponto de vista doentio, é somente dele.
Inesquecível atuação de Bogart e de Walter Huston, filho do diretor, que levou para casa o merecido Oscar de melhor ator coadjuvante. Tim Holt também está ótimo e até pensou que o filme seria sua saída das produções B para os filmes classe A. Não funcionou como Holt imaginou. Bogart merecia ter ganhado o Oscar para o qual foi indicado. Essa injustiça acabou reparada pela Academia quando o premiou com o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em Uma Aventura na África, também dirigido por Huston. Por O Tesouro de Sierra Madre Huston foi premiado com o Oscar de Melhor Diretor.
O longa ganhou uma caprichada edição dupla em dvd e depois em blu-ray simples, mas como a versão anterior, recheada de ótimos extras. Um documentário de duas horas sobre John Huston,  documentário de quase uma hora abordando a produção do longa.  Junto com Relíquia Macabra, O Segredo das Jóias e O Homem que queria ser Rei, O Tesouro de Sierra Madre forma um quarteto dos melhores filmes dirigidos por John Huston, ao longo de uma carreira que soma 31 produções cinematográficas.

Deixe o seu comentário

sobre Coluna Almanaque

Colaborador do Diário da Amazônia - Humberto Oliveira, jornalista, cinéfilo, colecionador de filmes, cds e livros.

Arquivos de colunas