Porto Velho/RO, 27 Março 2024 10:55:35

Editorial

coluna

Publicado: 28/02/2020 às 08h47min | Atualizado 28/02/2020 às 08h48min

A- A+

15 de Março virou dia D para as reformas que estão em pauta no Congresso

A convocação feita para o dia 15 de março, em apoio ao governo Bolsonaro, causou mais tensão no Congresso Nacional. A bancada de..

A convocação feita para o dia 15 de março, em apoio ao governo Bolsonaro, causou mais tensão no Congresso Nacional. A bancada de oposição ameaça entrar com pedido de ‘impeachment’ e as demais lideranças viram o chamamento à população como afronta. Em contrapartida, alguns setores da esquerda, também colocar nas ruas seus militantes como forma de contrapor ao pedido de apoio do presidente.

O dia 15 será um momento de medir os rumos no país. Se um bom número de pessoas se dispor a atender ao chamado do governo e for às ruas, isso fortalecerá Bolsonaro e terá maior poder cobrança junto ao Congresso Nacional. Caso a ação não seja expressiva poderá causar encorajamento não apenas na oposição, mas em outros setores que também não andam satisfeitos com o governo. De um jeito ou de outro, 15 de março será uma boa medida para as decisões de todos os lados.

O governo precisa que o Congresso Nacional vote e aprove as reformas Tributária e Administrativa o mais rápido possível. Sem essas reformas a economia continuará na insegurança e o crescimento poderá não atingir os índices esperados. É uma questão de sobrevivência, por isso, o tudo ou nada nesse embate. Como o ministro da Economia Paulo Guedes não foi bem sucedido no embate com os congressistas, o apoio popular seria a maneira do governo ganhar força e fazer a pauta caminhar.

Os congressistas temem desgastes em suas bases, em ano de eleições municipais, e refletirá nas eleições de 2022. A maior preocupação tem sido com a reforma Administrativa que já causou alvoroço nos servidores públicos. A reforma Tributária não está isenta de causar desgaste político, dependendo de como proceder. Portanto, qualquer decisão pelo andamento das reformas dependerá do resultado das ruas e praças no dia 15 de março.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas