Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:51:34

Editorial

coluna

Publicado: 20/02/2024 às 09h20min

A- A+

Os desafios crescentes nos custos escolares e a resposta da LBV

Confira o editorial

Em um cenário marcado por desafios econômicos e aumento no custo de vida, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) revela um dado alarmante: os custos dos materiais escolares aumentaram, em média, 8,5% neste ano. Esse aumento é fortemente influenciado pela inflação acumulada de 4,63% em 2023, o que representa um obstáculo considerável para muitas famílias, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade, que já enfrentam dificuldades para garantir o sustento básico.

Diante desse contexto desafiador, a Legião da Boa Vontade (LBV) surge com uma iniciativa que traz um pouco de esperança às famílias assistidas pela instituição. A campanha “LBV — Educação: Futuro Presente!” reconhece a urgência da situação e propõe soluções concretas para enfrentar os desafios impostos pelo atual panorama social.

A grandiosidade da medida se reflete nos números impressionantes que a organização almeja alcançar até março: a entrega de 18 mil kits pedagógicos e a oferta de um milhão de refeições. Essa meta ambiciosa vai muito mais além de ser apenas uma expressão de generosidade, pois na prática, é uma resposta efetiva, mesmo que isolada, à crescente necessidade de apoio educacional e alimentar no país.

Ao priorizar a educação, a LBV reconhece que investir no desenvolvimento intelectual das crianças, adolescentes e jovens é fundamental para romper o ciclo da pobreza. Desse modo, o acesso a materiais escolares adequados não é um direito essencial que coloca as bases para um futuro mais promissor. A campanha busca, assim, proporcionar não apenas os recursos materiais, mas também abrir portas para o conhecimento e o crescimento intelectual.

Contudo, a visão da LBV vai além dos livros e cadernos. A compreensão da relação intrínseca entre alimentação e aprendizado é central para a abordagem abrangente da instituição. A falta de nutrientes adequados pode ter repercussões sérias no desempenho escolar a longo prazo, perpetuando ciclos de desvantagem educacional. Ao oferecer diariamente refeições nutritivas em suas unidades socioeducacionais, a LBV não apenas alivia a fome imediata, mas também investe no desenvolvimento integral das crianças atendidas.

A interconexão entre educação e segurança alimentar destaca a abrangência da abordagem da LBV. A campanha não é apenas sobre fornecer recursos tangíveis; é sobre construir alicerces sólidos para um futuro sustentável. A visão de longo prazo da LBV reconhece que a educação e a alimentação são dois pilares essenciais para a construção de comunidades resilientes e capacitadas.

Neste momento crítico, é fundamental que a sociedade reconheça o impacto positivo que iniciativas como a “LBV — Educação: Futuro Presente!” podem ter. A LBV não apenas responde às necessidades imediatas, mas investe na construção de um amanhã mais promissor para as gerações vindouras.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas