Porto Velho/RO, 20 Março 2024 10:12:20

Editorial

coluna

Publicado: 26/10/2019 às 10h25min | Atualizado 26/10/2019 às 10h27min

A- A+

A realidade de um Brasil grande, forte e produtivo

O Censo Agropecuário realizado e divulgado pelo IBGE mostra que o Brasil continua um campo vasto e produtivo. Nenhum país no mundo tem..

O Censo Agropecuário realizado e divulgado pelo IBGE mostra que o Brasil continua um campo vasto e produtivo. Nenhum país no mundo tem condições tão favoráveis para a produção de alimentos como o nosso. A geografia, o clima, a vocação do povo; tudo soma para tornar a pátria verde-amarela em um grande celeiro multicolorido pela variedade de alimentos.

Com gestão bem planejada e com maiores e melhores incentivos, o campo pode produzir cada vez mais e com qualidade esplendida. O Brasil precisa construir toda a cadeia produtiva para exportar não apenas o produto bruto, mas consolidar a industrialização e vender tudo pronto, agregando valor, gerando emprego e receita.

O grande celeiro mundial também precisa rever seus sistemas de transportes. As rodovias estão de mal a pior, o que gera elevado custo e reduz a competitividade do produto nacional. As linhas férreas estão muito abaixo do necessário e precisam ser ampliadas com urgência, instalando ferrovias por todos os lados, formando uma grande interligação nacional. E temos um potencial hídrico fantástico e mal explorado. As hidrovias podem ser contadas nos dedos. O transporte fluvial seria uma forma de baratear o custo interno da produção e ampliar a capacidade de levar e trazer cargas de forma a impulsionar a economia.

O Censo mostrou que o Brasil continua forte com a vocação agrícola, apesar das dificuldades encontradas pelo setor produtivo rural, incluindo a agricultura familiar.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas