Porto Velho/RO, 11 Dezembro 2019 23:38:14

    SolanoFerreira

    coluna

    Publicado: 26/10/2019 às 10h25min | Atualizado 26/10/2019 às 10h27min

    A-A+

    A realidade de um Brasil grande, forte e produtivo

    O Censo Agropecuário realizado e divulgado pelo IBGE mostra que o Brasil continua um campo vasto e produtivo. Nenhum país no mundo tem..

    O Censo Agropecuário realizado e divulgado pelo IBGE mostra que o Brasil continua um campo vasto e produtivo. Nenhum país no mundo tem condições tão favoráveis para a produção de alimentos como o nosso. A geografia, o clima, a vocação do povo; tudo soma para tornar a pátria verde-amarela em um grande celeiro multicolorido pela variedade de alimentos.

    Com gestão bem planejada e com maiores e melhores incentivos, o campo pode produzir cada vez mais e com qualidade esplendida. O Brasil precisa construir toda a cadeia produtiva para exportar não apenas o produto bruto, mas consolidar a industrialização e vender tudo pronto, agregando valor, gerando emprego e receita.

    O grande celeiro mundial também precisa rever seus sistemas de transportes. As rodovias estão de mal a pior, o que gera elevado custo e reduz a competitividade do produto nacional. As linhas férreas estão muito abaixo do necessário e precisam ser ampliadas com urgência, instalando ferrovias por todos os lados, formando uma grande interligação nacional. E temos um potencial hídrico fantástico e mal explorado. As hidrovias podem ser contadas nos dedos. O transporte fluvial seria uma forma de baratear o custo interno da produção e ampliar a capacidade de levar e trazer cargas de forma a impulsionar a economia.

    O Censo mostrou que o Brasil continua forte com a vocação agrícola, apesar das dificuldades encontradas pelo setor produtivo rural, incluindo a agricultura familiar.


    Deixe o seu comentário

    Arquivos de colunas