Porto Velho/RO, 29 Março 2024 14:38:37

Editorial

coluna

Publicado: 13/08/2020 às 10h08min

A- A+

Definitivamente Rondônia á área livre de aftosa sem vacinação

A publicação da Normativa, do Ministério da Agricultura, que classifica Rondônia como “Área livre de aftosa sem vacinação” foi..

A publicação da Normativa, do Ministério da Agricultura, que classifica Rondônia como “Área livre de aftosa sem vacinação” foi recebida com entusiasmo pelo setor produtivo. É a consumação de uma longa jornada iniciada em março de 1999, quando foi instituído o FEFA (Fundo Emergencial de Febre Aftosa) criado pelo setor agroprodutivo de Rondônia, com a finalidade de apoiar o governo estadual na execução das ações sanitárias e preservar o rebanho bovino e bubalino.

Foram basicamente duas décadas de trabalho concentrada para sair de “Área de alto risco” até a imunzação completa. Houve grande mobilização e todos os segmentos públicos, políticos e privados se empenharam no cumprimento das metas até chegar a fase áurea da classificação imunológica. Afinal, a febre aftosa é uma doença que coloca em risco o rebanho, em caso de surgimento de foco, afeta a classificação sanitária e prejudica os negócios.

Com rebanho estimado em 14 milhões de reses, a pecuária leiteira e de corte conseguiu alavancar o desenvolvimento regional, com extraordinário crescimento do rebanho, surgimento de diversas empresas de abates e processamentos, além de outras estruturas que surgiram no entorno do negócio. O produto principal, a carne, é exportada para os mais exigentes mercados no Brasil e em mais de 40 outros países.

Com a classificação de Área livre de aftosa sem vacinação, Rondônia manterá o criterioso cuidado com a entrada novos exemplares bovinos vindos de outros estados, evintado assim qualquer risco e mantendo a sanidade animal. O envolvimento coletivo deve marcar essa nova fase de cuidados e zelo pela grande batalha vencida por todos.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas