Porto Velho/RO, 28 Março 2024 03:40:35

Editorial

coluna

Publicado: 10/06/2020 às 06h40min

A- A+

Equipamentos que chegam para a pandemia podem servir para a regionalização da saúde

O Ministério da Saúde enviando ajudas aos estado e municípios e Rondônia é um dos beneficiados. Não se trata de gestão política,..

O Ministério da Saúde enviando ajudas aos estado e municípios e Rondônia é um dos beneficiados. Não se trata de gestão política, mas de ação direta do governo federal como medida para conter o avanço do novo coronavirus. A ultima ajuda para o nosso foi estado foi a compra de ventiladores mecânicos para instalar mais leitos de UTIs para os pacientes de Covid-19. 

Os equipamentos chegam num momento crítico em que pessoas estão morrendo por falta de leitos de UTI. Foram adquiridos de forma direta para evitar que o dinheiro fosse para o ralo. Também não precisou de gestão política, pois a compra foi estabelecida pelo programa nacional do governo federal para enfrentamento ao coronavirus. Resumindo: foi uma ação direta do Ministério da Saúde e já enviada ao estado.

Para a distribuição dos aparelhos são priorizadas as cidades polos de sub-regiões para facilitar as internações, conforme planejamento feito pelo estado. Após passar a pandemia, os hospitais que tinham dificuldades desse tipo de leito, estão com os equipamentos disponíveis dentro da demanda rebaixada, e isso favorece o atendimento para emergências de outros tipos de doenças. É que esses ventiladores são uteis para pacientes de diversas outras doenças pulmonares, infartados, acidentados graves e quem mais estiver em alto risco de morte. 

Depois que tudo isso passar, o governo estadual precisa priorizar a saúde e voltar o plano de regionalização de unidades. Trata-se a ampliação dos hospitais regionais com novas estruturas para evitar os traslados de pacientes por ambulâncias. Quanto mais encurtar as distâncias mais possibilidades de salvar vidas.  Quem sabe a pandemia prove essa necessidade e desperte nos gestores para essa necessidade.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas