Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:20:27

Editorial

coluna

Publicado: 21/02/2020 às 15h57min | Atualizado 21/02/2020 às 16h02min

A- A+

Lideranças na escolha de ações desenvolvimentistas

A proposta do Sebrae Rondônia com o Projeto Líder é importante para provocar o desenvolvimento regional, com o debate direto dos atores..

A proposta do Sebrae Rondônia com o Projeto Líder é importante para provocar o desenvolvimento regional, com o debate direto dos atores e o conhecimento real de quem está e vive no lugar. Cada região tem vocações específicas e isso deve ser observado na composição de políticas públicas e projetos de desenvolvimento econômico.
No decorrer da semana, os debates foram concentrados em municípios do Cone Sul do Estado, onde a produção de grãos é pioneira. Foi por essa região que entrou a soja, o milho, o arroz e outras produções em grande escala. Isso definiu e equilibrou a economia regional e serviu de modelo para outras regiões no Estado. O Cone Sul é um bom exemplo de unificação de proposta quando se despertou para ações que pudessem render naquela parte onde o serrado se encontra com a Amazônia.
Trata-se de um projeto nacional visando à elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. Dessa forma será possível disponibilizar para o Estado a metodologia de Liderança para o Desenvolvimento Regional para a mobilização, qualificação e integração para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. Realizado por etapas, o projeto se completa com a consolidação de um plano de ação regional.
É importante que as lideranças regionais estejam afinadas nos mesmos objetivos. Assim é possível construir modelos econômicos sustentáveis, focado na vocação regional, estruturado nas matérias-primas disponíveis e soma a gama de força econômica tornando as propostas exequíveis e duradouras. Que o Sebrae tenha sucesso nessa missão e que os resultados para cada região esteja somando com um projeto amplo para Rondônia.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas