Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:03:51

Editorial

coluna

Publicado: 06/03/2020 às 08h04min

A- A+

Nova concessionária terá desafios para prestar um bom serviço

A vencedora da concorrência pública concorreu consigo mesma, talvez por falta de interesse de outras empresas em enfrentar o sistema.

O preço pode não ser o que o portovelhense esperava, mas parece que está findando o problema do serviço de transporte coletivo. Uma nova empresa deve assumir com a promessa de resolver o complicado sistema numa cidade de concorrência acirrada e mobilidade deficitária. A vencedora da concorrência pública concorreu consigo mesma, talvez por falta de interesse de outras empresas em enfrentar o embaraçado sistema.

Porto Velho tem entre 8 mil a 10 mil veículos fazendo o transporte de passageiros com uso de aplicativos. Outros 700 mototaxis, mais de 700 taxis (entre esses os compartilhados) e ainda os serviços clandestinos. A vasta concorrência é capaz de quebrar qualquer empresa de ônibus que ousa fazer grandes investimentos na capital.

A nova concessionária terá uma tarifa de R$ 4,05 diante da atual R$ 3,80. A diferença talvez não seja tão volumosa diante dos investimentos necessários em terminais, integração, manutenção de frota e muitos outros custos incluído o mais caro e oscilante que é o diesel. O trânsito da capital também não favorece ao fluxo de grandes veículos diante da problemática desordenação na mobilidade urbana.

Enfim, a nova concessionária deverá assumir em breve os serviços e os portovelhenses esperam que dessa vez possa dar certo. A empresa tem experiência de atuação na região metropolitana de São Paulo e pode aplicar aqui suas experiências no maior aglomerado urbano da América Latina. Que possa dar certo e atender bem aos usuários que estão saturados do problema de transporte coletivo urbano.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas