Porto Velho/RO, 19 Março 2024 17:09:48

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 01/02/2024 às 13h14min

A- A+

O presidente Lula quer eleger governador, senador e deputados federais em Rondônia

Confira a coluna

O robô roceiro

As descobertas científicas e o avanço da tecnologia vão aos poucos sepultando o negacionismo climático e as teorias da conspiração xenofóbicas que viam em cada estrangeiro presente na Amazônia um inimigo da pátria, ignorando que a ciência não tem fronteiras. Se o Brasil tivesse aprendido essa lição antes não teria impedido o sábio alemão Alexander von Humboldt de pesquisar nossas terras, no início do século XIX.

Olhares ao passado e ao futuro são lançados simultaneamente, fazendo da atual realidade amazônica uma síntese importante para definir o rumo da bioeconomia. Ao mesmo tempo em que os mais avançados homens do agricultor adquirem e põem a trabalhar na lavoura fantásticos robôs dotados de inteligência artificial, os pesquisadores descobrem antigas metrópoles indígenas sob a floresta. Existindo há 2.500 anos no passado e hoje submersas sob a floresta, a questão que essas descobertas impõem é: por que essas cidades prósperas da Amazônia desapareceram?

A suspeita de que a exploração predatória e sem limites dos recursos naturais ainda não se confirmou de forma completa, mas foi levada em conta pelos cientistas da robótica agrícola para que ao lado da economia, eficiência e qualidade seus produtos também privilegiem a sustentabilidade e a preservação ambiental. Só loucos de pedra podem supor que o homem do campo a esta altura do século XXI seja um folclórico roceiro caipira.

……………………………………………………………………………………………….

Pé firme

O deputado federal coronel Chisóstomo está batendo o pé perante o diretório estadual do PL – afirma que tem o apoio dos irmãos bolsonaros – para ser o candidato do partido à prefeitura de Porto Velho. Ele foi um dos parlamentares menos votados na disputa a Câmara Federal em 2022 na capital. Ocorre que como político, o deputado coronel é mais pesado para se carregar, que um jumbo cargueiro, alguém que nem o Messias dá jeito. Vamos ver como o comando estadual do PL, capitaneado pelos senadores Marcos Rogério e Jaime Bagatolli vão resolver o imbróglio.

Pão da boca

Em Rondônia, como é de conhecimento geral, boa parte dos favoritos tombam nas eleições gerais. Mas alguns casos são realmente curiosos.  A desunião em sua aliança, levou Chiquilto Erse, que liderava a corrida sucessória em Rondônia em 94, ao precipício. O ex-governador Ivo Cassol tirou o pão da boca de Expedito Junior, ao decidir apoiar João Cahula na década passada. No pleito de 2022, Hildon Chaves tirou o pão da boca de Marcos Rogério, favoritíssimo naquele pleito ao CPA, ao se alinhar com Marcos Rocha. Como recompensa, poderá levar agora um pé de Rocha.

Uma goleada!

O presidente Lula quer eleger governador, senador e deputados federais em Rondônia em 2026 e alguns prefeitos já na eleição de outubro. O senador Confúcio Moura, ungido do Planalto para derrotar os bolsonaristas em Rondônia se tornou um campeão na distribuição de recursos também nos pequenos e médios municípios rondonienses. El Carecon está aplicando uma goleada de 7x 1 nos bolsonaristas locais e ajuda mais Rondônia que todos os senadores e federais juntos aliados do mito. Não é à toa que tem gente já virando a casaca, é coisa de louco, torcida brasileira!

Uma carrada

Uma carrada de deputados estaduais estará envolvida diretamente nas eleições municipais de outubro. São os casos de Marcelo Cruz), atual presidente da Assembleia Legislativa em Porto Velho, da deputada Taissa (Guajará Mirim), Laerte Gomes (Ji-Paraná). Outros estarão apoiando aliados, casos de Rosangela Donadon, Luizinho Goebel e Neiva de Carvalho (Em Vilhena e Cone Sul rondoniense). Mas existem parlamentares cotados para disputas em Jaru, Pimenta Bueno e São Francisco do Guaporé. O ano será intenso para os representantes da atual legislatura do Poder Legislativo estadual.

Últimos eventos

Já não há como negar a preferência do governador Marcos Rocha para o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) disputar a prefeitura de Porto Velho em outubro deste ano. Tampouco dissociar que o candidato a sua sucessão é o atual vice-governador Sergio Gonçalves. Eles estão prestigiados nos eventos de inaugurações do governador Marcos Rocha e já estão com a felicidade estampada em seus rostos. Já vejo que os governistas esqueceram   o compromisso de apoiar Mariana Carvalho ao Prédio do Relógio  em 2024e Hildon Chaves ao governo estadual em 2026. O punhal da traição é doloroso.

Via Direta

*** A inércia da prefeitura de Porto Velho e das entidades lojistas quanto a situação do centro histórico é preocupante. Infelizmente não sai a inauguração das reformas da Estrada de Ferro tampouco medidas para aliviar a situação da Av. Sete de Setembro que está em processo de esvaziamento *** Aliados tem convocado o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) para uma nova disputa a prefeitura da capital, mas ele resiste à ideia. Projeta voltar a Assembleia Legislativa em 2026 depois de cumprir  mandatos de prefeito e deputado federal *** A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) está catando um vice para sua chapa na peleja da sucessão do prefeito Hildon Chaves. Quem seria?


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas