Porto Velho/RO, 23 Março 2024 08:02:37

Editorial

coluna

Publicado: 04/11/2020 às 10h50min

A- A+

Rondônia tem mais empregos do que demissões

A recuperação econômica de Rondônia vem surpreendendo as estatísticas gerais do país. Enquanto a maioria dos estados rastejam para..

A recuperação econômica de Rondônia vem surpreendendo as estatísticas gerais do país. Enquanto a maioria dos estados rastejam para recuperar o que perdeu durante a pandemia do novo coronavirus, por aqui, os números revelam que o novo normal se encaixou muito bem e a produção econômica é movida a todo vapor. Um dos dados relevantes ser diz respeito ao avanço na retomada de empregos formais.

A Facer (Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia) divulgou os números do mês de setembro em que, pelo quarto mês consecutivo, Rondônia apresenta índices favoráveis de crescimento com a geração de 8,5 mil empregos formais. Apesar de bom nível para o período, no mesmo mês foram registradas 7.053 demissões. Isso deu um salto positivo de 1.447 empregos, mas levando em consideração que os dados trazem a soma geral de todos os municípios, isso significa que alguns municípios podem estar em crise.

A geração de empregos é o desafio de todos os governantes. Prefeitos, governadores e presidente da República, independente de época, precisam atuar no sentido de criar novos pontos de empregos formais. Para isso, os vastos incentivos que vão de linhas de créditos a infraestruturas por todos os lados, ajudam a iniciativa privada a criar mais postos de trabalho, produzir mais e exportar mais.

É valido considerar também que a medida que a população vai saindo da lista de recebimento do auxílio emergencial, os dados de ocupações profissionais vai alterando, uma vez que essas pessoas saem do benefício e seguem para o mercado distribuindo currículos e esperando empregos. Somente na virada do ano é que poderemos avaliar de uma mais consistente se reagimos bem nessa fase de recuperação econômica.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas