Porto Velho/RO, 30 Março 2024 03:00:57

Editorial

coluna

Publicado: 24/10/2020 às 08h51min

A- A+

Tecnologia e pesquisa caminham juntas pela produção rural

São muitos os desafios produtivos em qualquer linha que visa incrementar a produção. No caso da melhoria na produção leiteira, aliar..

São muitos os desafios produtivos em qualquer linha que visa incrementar a produção. No caso da melhoria na produção leiteira, aliar pesquisa com tecnologia dará maior propulsão e melhorará a qualidade do produto final. Isso estará gerando mais lucratividade tornando o negócio viável quanto ao custo-benefício empregado na propriedade. Ao escolher a ordena adequada para as coletas, o produtor estará produzindo mais e melhor.

Em Rondônia, o uso de tecnologias no campo ainda caminha distante da realidade da maioria dos produtores, mas essa tendência deve aumentar rapidamente. O aperfeiçoamento da mão-de-obra rural inclui as tecnologias, mas não basta ter equipamentos. Quem deslumbra esse negócio precisa compreender as informações detalhadas para encontrar os pontos menos favoráveis que carecem de ajustes.

Instituições que atuam no campo das pesquisas agrárias e no extensionismo rural tem relevante trabalho na região, ajudando o produtor compreender o avanço tecnológico e a utilização correta das informações. Longe do “eu acho”, agora é possível ter dados individualizados de cada animal, melhorando a rotina na ordena e a qualidade do leite produzido. Os modernos equipamentos fornecem informações como a melhora da ordenha, indicadores de doenças e problemas nutricionais, auxilia na prevenção de doenças e, o que é mais importante, gera otimização de mão-de-obra melhorando a eficiência.

É preciso também ampliar e facilitar as linhas de créditos para que o produtor rural possa investir mais e ter o retorno compatível com os recursos investidos. O quanto mais investir na produção rural, melhor será para a economia sustentável que estará impulsionando outros eixos de negócios no campo e nas cidades. 


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas