Porto Velho/RO, 28 Março 2024 06:42:37

Editorial

coluna

Publicado: 10/07/2019 às 21h11min

A- A+

Turismo é um negócio que precisa de olhar empreendedor

O Fórum Internacional do Turismo de Rondônia que acontece hoje em Porto Velho, promovido pelo Sebrae-RO, é um momento importante para..

O Fórum Internacional do Turismo de Rondônia que acontece hoje em Porto Velho, promovido pelo Sebrae-RO, é um momento importante para debater esse tema que pode gerar fontes econômicas em locais ainda não explorados. Mas afinal, o que é turismo como negócio? Essa é a temática central do evento que busca despertar no investidor e gestor rondoniense, o olhar aguçado para as fontes ainda não exploradas. Enfim, tudo pode virar turismo, desde que crie mecanismo de infraestrutura que possa atrair e receber bem os visitantes.

Uma propriedade rural pode ser atrativo turístico. Uma lavoura de café, a ordenha leiteira, a colheita de frutos da terra, a pesca numa represa de criação de peixe. Pontos antigos como casarões, comércio tradicional, igrejas, praças, e muitas outras coisas que passam despercebidas ao olhar do senso comum podem se transformar em atrativos turísticos. É uma questão de organizar e preparar tudo ao redor para que o turista possa se sentir bem.

Os modos de vida de um povo são atrativos naturais que os visitantes costumam valorizar. A vida como ela é pode não ser relevante para quem está no dia-a-dia, mas para quem chega no lugar tudo é novidade, tudo é encanto, tudo é turismo. Talvez ao terminar o fórum realizado hoje em Porto Velho, os rondonienses presentes possam sair do local do evento, cheios de idéias novas e de projetos que podem gerar emprego e renda pra nossa gente.

O Sebrae está enxergando aquilo que passa despercebido por quem vive aqui. É possível que logo possamos ver saindo do papel, projetos interessantes de locais não freqüentados por muitos filhos da terra, mas que possam ser cheios de visitantes temporários que vem, compram, consumem, e voltam recomendando.

Empreender em turismo é despertar a criatividade e criar uma rede de colaboradores e de negócios integrados, onde um puxa o outro, e forma uma corrente potente para a economia. Até quem nunca pensou em investir nesse segmento, participar de um evento dessa envergadura, de nível internacional, pode abrir a mente para implantar algo pequeno ou médio nesse negocio amplo. Turismo não se faz com apenas um atrativo, mas com diversos pontos de visitações e curtições que podem mudar a vida de um lugar.

Quem está na Capital ou no interior, vale a pena empregar umas horas do dia de hoje nesse evento gratuito e de muito valor de informações.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas