Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:04:12

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 12/01/2017 às 06h00min

A- A+

A boa camaradagem

O então prefeito Carlinhos Camurça (PTB), quando deixou a prefeitura de Porto Velho não legou sequer uma enxada para o sucessor Roberto..

O então prefeito Carlinhos Camurça (PTB), quando deixou a prefeitura de Porto Velho não legou sequer uma enxada para o sucessor Roberto Sobrinho limpar o matagal que tomava conta da Secretaria de Obras. O petista, por sua vez, com sua prisão e de seus secretários, deixou a gestão para o sucessor Mauro Nazif em frangalhos – recursos bloqueados na justiça -, mas com pagamento dos servidores e fornecedores em dia.

Pela primeira vez tivemos boa camaradagem na troca de prefeito, com Mauro Nazif (PSB), que deixou contas em dia e o caixa de R$ 20 milhões para o sucessor Hildon Chaves (PSDB) dar os primeiros passos numa gestão previsivelmente com dificuldades tendo em vista a crise econômica que ocorre no País e que atinge duramente o município de Porto Velho.

Mesmo com sua boa camaradagem, Nazif deixou temas espinhosos para serem tratados pelo prefeito tucano, a começar pela questão do sistema de transportes coletivos, a implantação da usina de lixo e o sistema de esgoto, com todos os entraves na Justiça para serem resolvidos – além do baita inchaço da máquina pública.

Como fica?

A possível candidatura do governador Confúcio Moura (PMDB) ao Senado em 2018 já é considerada pela cúpula da sua legenda um entrave à reeleição do senador Valdir Raupp, presidente estadual do partido. Como Raupp tem o controle do Diretório Regional de Rondônia, caso Confúcio mantenha firme a disposição de entrar na disputa, se verá obrigado a mudar de partido. Ele já tem convite do PSB.

Na fronteira

Diante dos boatos de que um grupo de foragidos da Penitenciária de Manaus estaria se dirigindo para a Bolívia, tanto a Polícia Militar brasileira, quanto as forças de segurança do vizinho País entraram em prontidão desde segunda-feira. Mas até agora não apareceu ninguém. É pouco provável que isto ocorra porque a BR-319, que é a estrada Manaus-Porto Velho, está bloqueada dia e noite pela PM rondoniense.

Boa largada

A palavra de ordem no primeiro encontro de secretários municipais com o prefeito Hildon Chaves (PSDB), no início da semana, foi de austeridade. O alcaide se manifestou satisfeito com a repercussão do seu pacote de medidas aprovado na Câmara de Vereadores perante a opinião pública. A análise palaciana é que a equipe largou bem. De fato, esta é a impressão geral.

Papo de jacaré

Esta historinha de o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB), pedir a sede da Assembleia Legislativa emprestada, tendo em vista a próxima inauguração da nova sede da Casa de Leis estadual, é papo de jacaré. Há muito tempo os vereadores ambicionam a estrutura do Legislativo estadual. Se entrarem lá, não vão sair nunca mais. Mas sem dúvidas este seria um bom aproveitamento para o velho prédio da ALE.

Perspectivas

A administração do prefeito Hildon Chaves está otimista quanto à decolagem da nova equipe, porque o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) deixou madura a entrega de 10 mil casas populares até o meio do ano e de 32 mil escrituras até o final do ano. Tudo num trabalho conjunto com as esferas estaduais e federais, mas que vão turbinar a popularidade do gestor tucano.

Via Direta

***Vereadores felizes e votando nos projetos do prefeito? Não existe almoço grátis *** Voltaram às velhas cotas de cargos comissionados *** Infelizmente é assim que se toca a banda do Oiapoque ao Chuí, de Praia do Tamanduá a Che Guevara *** Trocando de saco para mala: Cassol, o condenado mais longevo do Supremo, continua livre e solto, e já falando em disputar o governo em 2018 *** E ele já tem até pesquisas no forno…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas