Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:19:59

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 16/05/2017 às 07h15min | Atualizado 16/05/2017 às 11h57min

A- A+

A situação financeira

A Câmara dos Deputados também debate a situação financeira dos municípios para encontrar uma saída para o abismo.

A Câmara dos Deputados também debate a situação financeira dos municípios para encontrar uma saída para o abismo que já ocorre com alguns Estados. O debate decorre de uma sugestão do deputado tucano Hildo Rocha (MA).

Ele ressalta que da mesma forma que Estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão em dificuldades para pagar seus servidores, muitos municípios sofrem com a mesma situação, ameaçados pela Lei de Responsabilidade fiscal.
A Secretaria do Tesouro Nacional identificou ao final de 2016 cerca de 170 prefeituras que estouraram os limites máximos de despesas com pessoal. Além disto, outras 109 atingiram o limite prudencial em que se veda o aumento desse tipo de despesa, salvo as exceções previstas pela própria Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além desta situação, mais 23 municípios extrapolaram o limite de endividamento em função da Receita Corrente Líquida. Em Rondônia, apesar de o Estado manter uma situação privilegiada em termos de finanças, boa parte das municipalidades está em condições precárias e clamam por ajuda da União cada vez mais difícil por conta do contingenciamento de recursos no Orçamento 2017.

A Lava a Jato

Levantamento do jornal Folha de São Paulo no final de semana constata que a maioria dos envolvidos na Operação Lava Jato se considera inocente e confirmam a disposição de concorrer à reeleição. Até o senador Ivo Cassol (e este não é caso da Lava Jato) com o processo já em trânsito e julgado fala em disputar o governo do Estado no ano que vem. É muita cara de pau.

Político tradicional

Se os envolvidos na Operação Lava Jato e em outras tramóias já denunciadas no Supremo ouvissem o eleitorado, sequer seriam candidatos nas eleições do ano que vem. A simples suspeição na participação naquela roubalheira já virou carimbo de corrupção na testa dos políticos acostumados a rapinar o dinheiro público gerando elevada taxa de rejeição.

A renovação

A tendência generalizada para 2018 é a renovação dos quadros das Assembleias Legislativas e na Câmara Federal. No último pleito, a Assembleia Legislativa de Rondônia foi renovada em torno de 7% das 24 vagas, enquanto que na Câmara Federal o percentual ultrapassou a casa dos 60 por cento, com apenas três reeleitos de uma bancada de oito.

Muita pirataria

A cada ano o brasileiro compra mais produtos piratas (cigarros, DVDs, eletrônicos, etc) que chegam pelas fronteiras do País, como Paraguai e a Bolívia, que também nos exportam maconha e cocaína em larga escala. E Porto Velho, além da cocaína, se transformou no maior centro de vendas de filmes de DVDs piratas da região Norte. A pirataria deita e rola também nos rios da Amazônia até com assaltos nas embarcações.

Nos presídios

Ainda na sexta-feira alertava nesta coluna a pane e o ensardinhamento nos presídos. No sábado o pau cantou e o final de semana foi de muita tensão, com o assassinato de um apenado numa casa de detenção, e rebelião numa outra penitenciária. Ano a ano, com o déficit de vagas, a situação vai piorando. Os presídios estão como vulcões, prestes a entrar em erupção em todo País.

Via Direta

*** Cumprir o Código de Posturas tem sido um verdadeiro desafio para a equipe de fiscalização da prefeitura de Porto Velho *** No dia a dia combater os velhos hábitos e a reincidência tem sido tarefa desgastante *** Ainda paralisado, o projeto do Shopping dos Gonçalves na zona Leste está prestes a ser retomado *** A expectativa é grande naquela progressista região *** Final de semana de pixações em Candeias exigindo a renúncia do prefeito Ikenohichi.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas