Porto Velho/RO, 21 Março 2024 06:41:10

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 21/01/2018 às 06h30min

A- A+

As causas da capital

As eleições começam a tomar conta do cenário estadual depois do carnaval e das desincompatibilizações daqueles que pretendem disputar..

As eleições começam a tomar conta do cenário estadual depois do carnaval e das desincompatibilizações daqueles que pretendem disputar cargos eletivos. Os porto-Velhenses vão às urnas em outubro na busca do comprometimento da classe política com suas principais causas, como o esgotamento sanitário, rede de água tratada para a metade da população ainda desassistida, melhorias na saúde, a construção do novo terminal rodoviário, a conclusão da ponte do Abunã, um centro de convenções, etc, etc.

que foi prometido, pelas autoridades municipais e estaduais, em peças publicitárias, 100% de água tratada para a capital já se passaram quase 20 anos. Projetos mal elaborados, a mão grande dos políticos com o superfaturamento de obras, a incompetência dos políticos da capital e o claro divisionismo das forças locais se revelaram como alguns motivos para as coisas não irem adiante.

isto, o eleitorado têm que lembrar dos atores que levaram o projeto de esgotamento sanitário à breca, daqueles que receberam propinas das usinas e estão envolvidos até o pescoço na Operação Lava Jato, enfim, daqueles que só pensaram no próprio umbigo nos últimos anos.

Em aliança

Na busca por alianças para as eleições o Psol tem conversado com várias legendas. O dirigente Pimenta de Rondônia, que já disputou a prefeitura de Porto Velho e o governo Estadual, com boa presença nos debates, neste ano não quer saber de sacrifício. Deve buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Por isso cata composições favoráveis.

Fakes News

O ano será pródigo em notícias falsas e repletas de tentativas de chantagens contra os candidatos majoritários. Vai ser preciso o eleitor checar informações, acompanhar de perto a atuação dos seus candidatos e separar o joio do trigo, como almeja a Banda do Vai Quem Quer, que vai às ruas neste ano com um alerta contra os políticos ladrões que infestam o Estado. Como se sabe, muitos políticos, alguns envolvidos na Lava Jato, quando governaram Rondônia receberam propinas das usinas e agora voltam a disputar cargos eletivos.

Encontro estadual

O PDT realiza seu primeiro encontro estadual no final desta semana em Ji-Paraná, reduto do presidente regional Acir Gurgacz. O partido vai examinar novas filiações, alguns nomes ilustres do cenário regional, como é o caso do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon, provável candidato à Câmara dos Deputados neste ano. A chapa para a Assembleia Legislativa também está sendo reforçada.

As experiências

Os políticos que disputaram a eleição sangrando – trocando em miúdos, com pendências na justiça – sempre se deram mal em Porto Velho. Os últimos casos ocorreram com o ex-senador Expedito Junior (PSDB) ao governo do Estado em confronto com Confúcio Moura; e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) na peleja de 2016. Ambos perderam os confrontos em virada dos adversários. O próximo a se arriscar é o senador Ivo Cassol, o apenado, mesmo cumprindo pena alternativa.

Dinheiro das usinas

Sobre a procedência do dinheiro das usinas destinadas ao município de Porto Velho, foi explicado que no caso da Hidrelétrica de Santo Antônio, as contrapartidas foram em obras, como na construção de escolas e postos de saúde. Ante a destinação de recursos de R$ 30 milhões para a capital para obras de água e esgoto, o então governador Ivo Cassol optou por transferir o dinheiro para a conclusão do hospital de Cacoal.

Via Direta

*** A República de Rolim de Moura está voltando e se instalando com força nas entranhas do Paço Tancredo Neves *** A estratégia já faz parte do projeto 2018 do bloco parada dura, liderado por políticos da Zona da Mata, que, diga-se de passagem, estão enterrando a saúde na capital com suas indicações políticas ***A Operação Arquimedes da Polícia Federal desbaratou os esquemas de madeira clandestina no Amazonas, Rondônia e em Roraima. Haja madeireiros saúvas na região.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas