Porto Velho/RO, 26 Março 2024 20:48:53

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 10/05/2017 às 17h31min

A- A+

As novas invasões

Novas invasões de terras têm causando transtornos para a prefeitura de Porto Velho que se vê diante de mais demandas sociais.

Novas invasões de terras têm causando transtornos para a prefeitura de Porto Velho que se vê diante de mais demandas sociais. Ao longo da BR-319, logo depois da ponte do rio Madeira, o Ministério Público Ambiental tenta conter as ocupações desordenadas, e na zona Leste eclodiu mais uma invasão no final da avenida Rio de Janeiro, próximo ao conjunto Orgulho do Madeira.

Em poucos dias, com a abertura e alargamento da avenida, pelo prefeito Hildon Chaves, mais de 200 invasores construíram barracos numa área do setor chacareiro. O comércio de barracos já começou à razão de R$ 5 a R$ 10 mil dependendo da localização, enquanto que alguns proprietários ameaçados tratam de cercar suas chácaras para evitar novas ocupações. Um temor justificado, pois no domingo muitos especuladores fuçavam oportunidades por lá.

A especulação imobiliária deve aumentar ainda mais na região com a construção de uma ponte no igarapé próximo ao conjunto e a criação de uma via expressa até a Jorge Teixeira.

O canibalismo na capital

Com seus quase 320 mil eleitores, o município de Porto Velho tende nas eleições de 2018 a sofrer seu maior processo de canibalização desde as primeiras eleições gerais de 1982, com tantos candidatos à Câmara Federal. A ferrenha disputa na capital poderá reduzir a representatividade local, com a fragmentação do eleitorado beneficiando os postulantes dos principais polos regionais do interior do Estado.

Na peleja pelas oito cadeiras à Câmara dos Deputados, além dos atuais representantes Mariana Carvalho (PSDB), Lindomar Garçon (PRB), que pleiteiam a reeleição, tem a deputada Marinha Raupp (PMDB-Rolim de Moura) que conta com forte reduto na capital. E entram como poderosos predadores dos atuais representantes, Léo Moraes, que está ingressando no PPS; o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), Hermínio Coelho (PDT), entre tantos.

Com todo mundo fazendo as contas e com algumas novas acomodações partidárias em andamento, fica difícil de falar em favoritismo, embora se acredite que Mariana (PSDB) e Léo Moraes (PPS) larguem na frente nesta corrida maluca.

É tempo de golpes!

Dias atrás, no entorno do shopping de Porto Velho, nas redondezas do Conjunto Dina, ocorreu um fato curioso, tal a cara de pau do ladrão. Surpreendido dentro de um veículo por uma moradora da área, diante da acusação em flagrante da tentativa do roubo, ele ligou seu celular estendeu para a vítima e vociferou: “Estou gravando a senhora! Fale que estou roubando, que vou lhe processar! Eu só tinha me enganado de veículo, o meu é parecido”. Pega de surpresa, a dona do carro ficou sem reação e deixou o pilantra ir embora…

Caros branquelos: tem coisa mesmo difícil de acreditar. O que dizer de um camarada com parte de farda de PM, dando uns tiros para cima, espantando sem terras de seus barracos na região do Aeroclube? O suposto PM dizia que dois casebres (os mais ajeitados, de tijolos) eram dele e diante de ameaças os invasores picaram a mula. O vivaldino tomou conta do pedaço e vendeu as posses, uma delas com poço e fossa prontos.

Olho vivo! Nestes tempos de crise prosperam os golpes em Porto Velho. Temos desde mendigos profissionais nas proximidades de bancos, até falsos aleijados perambulando nos centros comerciais e nas cercanias de igrejas.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas