Porto Velho/RO, 28 Março 2024 06:23:50

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 21/04/2018 às 08h00min | Atualizado 21/04/2018 às 08h18min

A- A+

COLUNA-Os desafios de PVH

Além da problemática das alagações, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves tem alguns desafios par ao 2° ano de mandato

Além da problemática das alagações que atormentam Porto Velho há um século, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) tem alguns desafios importantes para enfrentar neste seu segundo ano de mandato na capital. Os projetos da água e esgoto, por exemplo, serão municipalizados, mas até sair às licitações e o inicio das obras ainda teremos mais uns seis meses.

A questão da nova rodoviária também foi transferida pelo governo do estado para a prefeitura de Porto Velho dar sequência que é e uma outra meta importante para o alcaide. É outro abacaxi dos grandes para ser descascado porque o prefeito vai ter que começar tudo de novo, sendo que e até as licenças ambientais da área destinada são morosas.

Paralelamente ao combate às alagações, aos processos do esgotamento sanitário emperrados há mais de uma década e o novo terminal rodoviário, a municipalidade esta tocando a revisão do Plano Diretor, aquele estudo que projeta o crescimento da cidade para os próximos dez anos.

……………………………………….

Os especulados

Estou repetindo hoje os nomes especulados na peleja do governo do estado porque deixei de lembrar um dos mais importantes na coluna de ontem. São eles: 1- Maurão de Carvalho (MDB) 2- Daniel Pereira (PSB) 3- Acir Gurgacz (PDT) 4- Ivo Cassol (PP), 5-Expedito Junior (PSDB) 6- Jorge Chediak (PC do B) 7- Pimenta de Rondônia (PSOL) 8- Vinicius Miguel (Rede) 9- Paulo “Lula” Benito (PT).

Grupo da morte

O MDB acabou formando um baita grupo da morte (como se designa as nominatas com altos riscos de perda de mandatos e de eleições difíceis). Na lista estão cinco deputados estaduais: Lebrão, Edson Martins, Jean de Oliveira, Só na Bença e Saulo. E mais candidatos pesos pesados, os chamados medalhões como Willians Pimentel e Zequinha Araujo, além de emergentes como Joelna Holder e Israel Neiva.

Grande encontro

Seguindo sua agenda de grandes encontros regionais, o PDT rondoniense vai reunir as lideranças de todo o estado para o lançamento da pré-candidatura do senador Acir Gurgaz ao governo do estado, dia 12 de maio em Ariquemes. A exemplo de Vilhena, o partido também vai definir as nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Depois de Ariquemes os pedetistas devem promover concentrações em Porto Velho e Guajará Mirim.

Faltam projetos

A falta de projetos técnicos está causando sérios problemas para a gestão Hildon Chaves. Alguns parlamentares reclamam que recursos de emendas estão sendo devolvidos pela deficiência dos projetos, uma área bem conhecida no passado por engenheiros como Miguel de Souza e o próprio Edgar do Boi atual vice-prefeito que não esta sendo aproveitado nesta administração.

A nominata

O PDT esta fechando sua nominata à Assembléia Legislativa do estado para a eleição de outubro. A lista é liderada pelos deputados Rosangela Donadon (Vilhena), Ayrton Gurgacz (Ji-Paraná) e os comunicadores Rosinaldo Guedes e Marcelo Bennesby (Porto Velho). Os pré-candidatos da região de Ariquemes e Vale do Jamari serão definidos na próxima semana. Em seguida as mobilizaçõe4s serão em Cacoal e Guajará.

Via Direta

*** O senador Ivo Cassol (PP), ex-governador, percorreu durante a semana os órgãos de imprensa do estado durante a semana para desancar sobre Confúcio Moura (MDB) *** O ex-governador Confúcio Moura respondeu as criticas a altura. Deixou cargo com aprovação de mais de 70 por, algo raro *** O Podemos já tem vários candidatos confirmados para a disputa da Assembléia Legislativa *** Entre eles Jean Mendonça (Pimenta Bueno), Carlinhos Camurça (Porto Velho), Julio Olívar (Vilhena), Sidney Orleans (Porto Velho).


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas