BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

J. Nogueira

coluna

Perfil

Publicado: 29/03/2018 às 09h51

Informe Central

Coleta  Secretaria de Meio Ambiente do município de Theobroma vem realizando uma excelente ação. Desde fevereiro, uma equipe de..

Coleta 

Secretaria de Meio Ambiente do município de Theobroma vem realizando uma excelente ação. Desde fevereiro, uma equipe de servidores usando um caminhão começou a recolher entulhos, em todos os setores da cidade. Segundo as autoridades, esse serviço será feito a cada dois meses. Essa primeira etapa deve se estender até o próximo dia 10 de abril, com a coleta de entulhos, e os proprietários de terrenos, devem ir até a sede da secretaria para retirar a autorização de corte de árvores. A próxima etapa está programada para a primeira quinzena de junho.

Entrega 

O prefeito de Urupá, Célio Lang, com o secretário de Saúde, Roberto Silva e o diretor do Hospital Municipal, Adão Brandão, receberam este mês um aparelho de Raio X, e de Ultrassonografia. Os dois equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$150 mil. Os aparelhos permitem um diagnóstico com mais precisão e em menos tempo, o aparelho caracteriza a evolução do diagnóstico por imagem, sendo ainda possível também realizar procedimentos terapêuticos com a utilização da ultrassonografia como guia como em biópsias e coleta de fluidos.

Audiência 

Ainda em Urupá, ontem aconteceu Audiência Pública nas dependências da Câmara Municipal sob a coordenação do Poder Executivo. O objetivo foi apresentar as metas fiscais relativas ao segundo semestre do ano passado (2017). Um dos pilares de sustentação da Lei de Responsabilidade Fiscal é a transparência da gestão fiscal mediante a participação popular. Assim, a presença da comunidade é de extrema importância e colaboração para uma gestão, no mínimo, mais transparente. Pena que nem todas as prefeituras seguem essa disciplina.

Mobilização 

Em Nova União, uma excelente ação foi realizada durante a Semana da Cidadania, comemorada entre os dias 19 e 23 de março, nas atividades, ciclo de palestras, pit stop e conferência. Segundo a Secretaria de Educação (Semec), o objetivo foi aumentar a conscientização do aluno da necessidade de respeitar direitos e deveres, levando-o à prática de valores éticos e morais para o exercício da cidadania. Para a Semec, a escola estará assim cumprindo seu papel de favorecer uma aprendizagem significativa na formação de seres humanos. E é justamente isso que falta na formação das nossas crianças para um amanhã melhor.

Rural 

No município de Cacoal, a prefeitura anunciou na última semana que irá oferecer internet banda larga em alguns setores da zona rural, utilizando escolas. Cada antena instalada abrangerá uma área de cinco quilômetros e será disponível através do Programa Gesac, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que divide responsabilidades com o Executivo local. As escolas definidas são: Anita Garibaldi, Claudio Manoel, Cruzeiro do Norte, João de Deus, José Mauro, Maria Montessori, Monteiro Lobato, Pedro Cabral, Presidente Médici e Santos Dumont.

Exonerados

Alegando ser obrigado a diminuir despesas para conseguir se adequar aos índices de folha de pagamento e, assim, respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o professor e prefeito de Alvorada D’Oeste, Walter da Silva já teria iniciado uma série de demissões, iniciando pelos cargos comissionados. Segundo a mídia regional, já teriam sido exonerados aproximadamente 30 servidores, lotados em várias secretarias, entre os quais, secretários, diretores de departamento até cargos de menor valor remunerado. Quase plagiando a música: “Que canetada foi essa?”