Porto Velho/RO, 30 Março 2024 19:05:31

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/08/2017 às 06h30min

A- A+

O cinismo tucano

Quem teve paciência para assistir ao programa eleitoral em rede nacional no horário gratuito do PSDB, pôde constatar o cinismo dos..

Quem teve paciência para assistir ao programa eleitoral em rede nacional no horário gratuito do PSDB, pôde constatar o cinismo dos tucanos. Não pelas críticas ao sistema presidencialista e a defesa do parlamentarismo, mas pela falta de coerência quando critica a cooptação de parlamentares para a base aliada do presidente Michel Temer.

Seria outra coisa se o PSDB tivesse desembarcado do governo do PMDB. Mas isto não aconteceu e o partido continua com quatro ministros e dezenas de cargos de confiança nas esferas do governo federal.

Toda a autocrítica – até bem feita pelos marqueteiros expondo as conquistas do partido desde que foi fundado em 1988 – do PSDB perde a sua validade pelo cinismo e hipocrisia. Aliás, o mesmo praticado pelos partidos aliados que formam o chamado centrão e do próprio PMDB, que já fala em mudar o nome para apenas MDB como era denominada a legenda durante a ditadura militar.

É com este comportamento que o PSDB e os demais partidos alinhados ao Planalto se preparam para as eleições do ano que vem.

Refazendo as contas

Com o contingenciamento de recursos da ordem de quase R$ 70 milhões das emendas parlamentares em bloco da bancada federal de Rondônia, para Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) terá que refazer as suas contas no tocante ao projeto de pavimentar mais de 200 quilômetros das ruas da capital até o final de sua gestão. Ocorre que Temer “Mãos de Tesoura” se vingou de três deputados rondonienses.

Nos trilhos

Em ritmo de campanha ao CPA, o ex-governador e atual senador Ivo Cassol vem lascando a lenha no atual governador Confúcio Moura afirmando que o Estado está fora dos trilhos, que o seu legado será de quebradeira, etc. etc. Mas o que se vê é justamente o contrário, Rondônia pagando em dia aos servidores e fornecedores e ainda investindo em obras, algo raro nos demais Estados.

Reconciliação

Divulgado o novo Atlas da Violência no Brasil e Rondônia está fora das principais posições ocupadas por cidades do Norte e Nordeste do País, como é o caso de Altamira (PA), na liderança das estatísticas, que sofre com as consequências do pós-usina. Cidades do Sul Maravilha também ocupam posições de destaque no ranking, inclusive duas cidades paranaenses situadas na região metropolitana de Curitiba.

A mudança

As informações sobre a possível desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho do PMDB ainda são desencontradas. Ele estaria agastado com a legenda e propenso a mudar de sigla para disputar o governo do Estado. Sabe-se que o deputado federal Marcos Rogério também formulou convite para que ele ingresse no Democratas. Teria também convite do PSDB.

Via Direta

***Apagão em Porto Velho é o fim da picada. E isto com as duas maiores usinas hidrelétricas do País no Madeirão *** Já são vários Estados em penúria, atrasando salários e anunciando novas medidas de austeridade *** Mesmo desfeito o vexame do auxílio-alimentação na ALE, o deputado Jesuíno da “moralidade” (relator da matéria) saiu chamuscado *** E junto com ele, aqueles que aprovaram a coisa e depois correram para dizer que eram contra.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas