Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:38:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/06/2018 às 08h42min

A- A+

O santuário do mundo

Discurso também recorrente na China e na África, há uma narrativa segundo a qual os países desenvolvidos destruíram avidamente seus..

Discurso também recorrente na China e na África, há uma narrativa segundo a qual os países desenvolvidos destruíram avidamente seus recursos naturais e agora querem obrigar a Amazônia a ser um santuário do mundo. Isso em prejuízo do futuro dos povos da região, comprometendo-o sem oferecer a compensação compatível com suas imensas carências estruturais e sociais.

Fica difícil não dar razão a essa tese quando se compreende o que aconteceu com a vida marinha no Japão, onde apenas um por cento do seu maior recife de coral escapou à morte, provocada pelo aquecimento do mar, cujas causas exigem foco. Cobrindo menos de meio por cento da extensão marinha, os recifes guardam 30% das espécies vegetais e animais do meio, protegendo-as dos predadores e fornecendo-lhes alimento.

Há pouco, foi descoberto próximo à foz do rio Amazonas um fabuloso sistema de corais. Antes desse esplêndido achado, companhias petrolíferas se habilitaram a fazer explorações na área. Se o Ibama não impedir a continuidade desses projetos, será um desastre.

Pode-se arranjar petróleo, produzir energia e extraí-la da natureza em inúmeras outras áreas sem a magnitude e a importância dos corais em sua condição de guardiões de uma biodiversidade única e preciosa para a humanidade.

……………………………………

Em Nova Mamoré

O PDT segue no próximo sábado, dia 9, seu roteiro de encontros regionais, no município de Nova Mamoré, visando firmar as diretrizes da legenda e dos partidos alinhados para as eleições de outubro. O Diretório Regional já abriu os preparativos para a homologação das chapas a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados no final de julho.

Atividades políticas

A paralisação dos caminhoneiros deu uma brecada nas atividades políticas durante a semana em Rondônia. Logo em seguida, com a Copa do Mundo, durante este mês de junho, a tendência é as coisas esfriarem mais ainda. No entanto, no mês que vem já começam as convenções partidárias esquentando a campanha 2018.

As tentativas

Muita gente bem que tentou agitar a campanha 2018, repleta de  indefinições e de grandes incógnitas nesta temporada. Foram tantas pesquisas fajutadas, fake news de monte, muita rede de intrigas, num cenário onde se encontra um verdadeiro cipoal de rabos amarrados. Identificar quem é quem nas paradas é um verdadeiro desafio, torcida brasileira.

Sinais evidentes

As eleições suplementares no domingo em todo o Pais, deixaram algumas lições evidentes para o pleito geral em outubro: 1- Deve rolar um recorde de abstenções em 2018 e já se sabe desde já que haverá um índice muito maior de ausências nas urnas nas capitais 2 – Que os nomes novos e pitocos da política devem levar vantagens sobre os políticos tradicionais.

Eleição sangrando

E, finalmente, se conclui, do pleito em Vilhena, que disputar eleição sangrando, é de fato uma temeridade. Temos exemplos recentes de sangria, casos de Expedito Junior ao governo que na reta final desabou e do ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho em derrotas seguidas a Câmara dos Deputados e a prefeitura de Porto Velho, onde chegou a liderar a corrida pelo Paço Tancredo neves.  

Via Direta

*** Os bastidores se agitaram com as possíveis condenações do pessoal flagrado na Operação Dominó *** Muitos moralistas de araque, fariseus da pior espécie estão tubulando gloriosamente *** O MDB reduziu o Grupo da Morte para a ALE com a condenação do ex-deputado Zequinha, o dançarino da impunidade *** PP e PR tem encontro estadual em Porto Velho neste sábado, dia 9, sob o comando do deputado federal Luis Claudio.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas