Porto Velho/RO, 29 Março 2024 08:36:43

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/10/2017 às 06h30min

A- A+

Os balões de ensaio

Nunca na história política de Rondônia se lançou tantos balões de ensaio em termos de eleições. A coisa começa com Ivo Cassol,..

Nunca na história política de Rondônia se lançou tantos balões de ensaio em termos de eleições. A coisa começa com Ivo Cassol, impedido de disputar as eleições por condenação em instâncias superiores, já em trânsito em julgado, e segue com o lançamento de várias caras novas. Só o PSDB, de Expedito Junior, colocou em evidência nomes como José Guedes, Heverton Aguiar e chegou a convidar o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, para ingressar na legenda para disputar o cargo de governador.Nunca na história política de Rondônia se lançou tantos balões de ensaio em termos de eleições. A coisa começa com Ivo Cassol, impedido de disputar as eleições por condenação em instâncias superiores, já em trânsito em julgado, e segue com o lançamento de várias caras novas. Só o PSDB, de Expedito Junior, colocou em evidência nomes como José Guedes, Heverton Aguiar e chegou a convidar o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, para ingressar na legenda para disputar o cargo de governador.Fala-se também nos bastidores numa candidatura de escuderia de Ivo Cassol para ajudar Expedito. A Cassol caberia desgastar os adversários do tucano, com sua bocarra sem freio, enquanto Expedito seria o verdadeiro postulante ao governo. Mesmo porque ninguém acredita que Ivo sairia numa campanha sangrando, gastando milhões para dar em nada.E é só pré-temporada, mas Ivo Cassol e Valdir Raupp, que votaram alinhados com Aécio Neves, também estão pulando cirandinha e fazendo as contas para as eleições de 2018. Não é a primeira vez que lideranças tão díspares, mas unidas por investigações na Justiça, se unem para salvar o couro. Coisas de Rondônia.

As facções

A disputa de poder entre as facções criminosas do PT, PMDB e PSDB deve acabar resultando num abraço de afogados nas eleições do ano que vem. No entanto, a aliança entre Lula, Temer e Aécio para se livrarem da Justiça tem tudo para dar certo. Na Operação Mãos Limpas, na Itália, também foi assim. Depois dos políticos brigarem, vendo a proximidade do cadafalso, se uniram para se livrar da punição.

Asas crescidas

O Democratas realiza hoje em Ariquemes Encontro Estadual para dar início à grande arrancada do partido para as eleições do ano que vem. Os cardeais da legenda estarão presentes, como o deputado federal Marcos Rogério, o ex-governador José Bianco e o deputado estadual Adelino Follador. Cogita-se entre os democratas o lançamento da candidatura de Marcos Rogério ao Senado. Ele já está de asas crescidas.

Relatório

Também nesta sexta-feira, na sede da Arquidiocese, em Porto Velho, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) vai divulgar relatório da violência contra os povos indígenas do Brasil, com dados coletados durante o ano passado. A situação das tribos e suas condições de sobrevivência em Rondônia também são muitos difíceis, enquanto que, ao mesmo tempo, alguns caciques pilantras vivem como nababos em algumas regiões do Estado.

Fim de papo

Por ter votado pelo afastamento do senador Aécio Neves, o PSDB que mantinha entendimentos para uma aliança em Rondônia com o senador Acir Gurgacz (PDT) decidiu retaliar desistindo de vez de uma possível coalizão no Estado de apoio ao pedetista. As bases do partido e de outras legendas alinhadas ao “Frentão” de Acir deveriam é comemorar a decisão, afinal os tucanos de Expedito estão mais sujos do que poleiro.

Quebra de decoro

O Conselho de Ética (?) do Senado vai analisar mais uma vez pedido de quebra de decoro do senador tucano Aécio Neves envolvido em caso de propinas da JBS. Ninguém acredita em nada, porque neste ano já foi rejeitado pedido de cassação formulado pela Rede. Aécio teve a pele salva pelo PMDB de Temer e está de volta ao parlamento, lotado de criminosos de colarinho branco envolvidos em propinas da Lava Jato.

Via Direta

*** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) reagiu contra a informação que tinha ultrapassado os limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal criando uma nova reforma de cargos *** Pelas contas da prefeitura, haverá redução de comissionados, pela oposição, aumento *** Os prefeitos de Rondônia querem a pele do presidente da Arom, Jurandir Oliveira, para fazer tamborim *** Os alcaides pretendem realizar uma nova eleição, e destituir o tirano.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas