Porto Velho/RO, 25 Março 2024 07:46:04

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 13/08/2018 às 08h54min

A- A+

Os cabelos em pé

O provérbio mais óbvio do pensador Sêneca é que “com as más notícias, os cabelos ficam em pé”. A Amazônia tem o atributo..

O provérbio mais óbvio do pensador Sêneca é que “com as más notícias, os cabelos ficam em pé”. A Amazônia tem o atributo excepcional de deixar o cabelo em pé até com as boas notícias: a cada informação sobre a queda no desmatamento os ambientalistas se eriçam e a contrariam com más novas.

As notícias de crimes contra a vida se equiparam aos prejuízos ambientais e estendem uma sombra trágica sobre a floresta, assustando turistas e investimentos. Chocou, por exemplo, a morte, em Manaus, do estudante e colaborador do Centro de Quelônios, Jabson Franco da Costa.

Vítima de latrocínio, essa perda aconteceu horas após o encerramento do seminário “O cuidado da vida transfronteira”.

O evento foi inspirado na necessidade de cuidar da vida em todas as suas formas, nas diferentes expressões, “tendo como ponto de partida o olhar amoroso, cuidadoso e esperançoso na construção da cultura do encontro”, segundo o Vatican News.

O foco central do seminário foi a atenção com as crianças, adolescentes e mulheres vítimas de drogas, violências e o tráfico de pessoas. Sua realização foi uma ótima notícia, mas o impacto das más notícias explosivas logo eclipsaram as boas novas.

………………………………………

SOS P. Velho

Não bastassem centenas de mandados de prisão em aberto, para latrocidas, homicidas, feminicidas, ladrões, estupradores e traficantes, mais tantos presos monitorados com tornozeleiras eletrônicas desbloqueadas, ainda temos mais 160 liberados na capital para o Dia dos Pais neste final de semana. Salvem-se quem puder! Todo cuidado é pouco nesta cidade sem lei.

Comércio atingido

O comércio de Porto Velho foi seriamente atingido pelos três dias da greve nos transportes coletivos. Não foi a toa que as entidades representativas gritaram, pois isto ocorreu justamente na etapa final das compras de presentes para o Dia dos Pais. Tudo aconteceu  num período em que o comércio estava em plena recuperação. É lamentável.

A emancipação

A Comissão Pró Emancipação dos Distritos, montada como uma esperança para as localidades que buscam a autonomia não conseguiu avançar nas tratativas e pediu prorrogação do prazo. Na verdade isto é embromâichan dos deputados já que muita coisa depende ainda do Congresso Nacional. Há 30 anos, nem Extrema, tampouco Tarilândia conseguem avançar.

Em revisão

Exigência do Ministério das Cidades os trabalhos referentes à revisão do plano Diretor de Porto Velho seguem minuciosos, monitorados pelos técnicos de planejamento da prefeitura de Porto Velho. Elogiável a disposição da atual administração em ampliar as consultas para distritos e localidades ribeirinhas já que o interior do município espichou muito nos últimos anos.

BR 319 travada

Lamentavelmente teremos pelo menos mais um inverno antes da conclusão da pavimentação (no chamado meião) da rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus. O próprio presidente do Dnitt, Valter Silvano admitiu que só em 2019 será possível destravar os entraves ambientais que barram o sonho de desenvolvimento dos estados da Amazonia.

Via Direta

*** Políticos veteranos entraram na disputa de cargos eletivos na temporada 2018 *** Odacir Soares a suplente de senador, Carlinhos Camurça e Assis Canuto para a Assembléia Legislativa *** O ano é também de recorde de candidaturas femininas á Câmara dos Deputados *** A campanha ao governo do estado ainda esta morna, quase parando *** Não houve nenhuma caneladinha sequer *** Até os bárbaros do MDB e wisigodos tucanos baixaram a bola *** Muita calmaria por aqui. Farejo bombas logo em seguida…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas