Porto Velho/RO, 22 Março 2024 15:53:14

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 16/02/2018 às 06h35min

A- A+

Planos fracassados

O Brasil vem de uma série de planos de segurança fracassados nas esferas federais, estaduais e municipais. É o que se vê, tanto nos..

O Brasil vem de uma série de planos de segurança fracassados nas esferas federais, estaduais e municipais. É o que se vê, tanto nos Estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará, como no Rio de Janeiro, onde a coisa já se transformou numa verdadeira guerra civil, ou mesmo em Rondônia onde as autoridades de segurança não conseguem conter a onda de criminalidade que deixou os centros urbanos e já chegou ao campo.

Não bastasse, com o contingenciamento de recursos nem proteger nossas divisas – são mais de 13 mil quilômetros de fronteiras – o País tem conseguido. Sucessivos ministros da Defesa prometem mais ação, mais recursos, mas o que se constata é que a cada ano o crime organizado amplia seu raio de ações aumentando a oferta de drogas e de armas nos morros dos grandes centros consumidores, como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, etc.

Com o governo brasileiro incompetente no combate ao crime e um Congresso Nacional omisso, temos os piores resultados da segurança pública no País nas últimas décadas. E não temos uma luz no fim do túnel, pois não será em um governo liderado por ministros do colarinho branco é que teremos alguma solução. Urge, por conseguinte mudanças.

Os foragidos

Os ex-presidentes da Assembleia Legislativa, Carlão de Oliveira (MDB-Alta Floresta) e Marcos Donadon (MDB-Vilhena) são considerados “foragidos” pela justiça. No entanto, são vistos com frequência perambulando pela cidade de Porto Velho, onde têm família, aguardando recursos na justiça. Alguns deputados que estavam enrascados já estão soltos há um bom tempo, com tornozeleira, como é o caso do ex-presidente do Poder Legislativo, Valter Araújo.

A força de Vilhena

Vilhena sintetiza a força do agronegócio em Rondônia. É a única cidade com três times no campeonato rondoniense de futebol, embora sua população seja apenas 15% da capital, algo equivalente à densidade demográfica da zona Sul de Porto Velho. Nesta temporada terá dois candidatos de ponta para a Câmara dos Deputados. O ex-prefeito Melki Donadon e o atual secretário da Agricultura, Evandro Padovani.

Fazendo história

Neste mês de fevereiro o engenheiro Assis Canuto, um dos heróis da nossa colonização, comemora 48 anos de Rondônia. Ele, que foi prefeito de Ji-Paraná, deputado federal e vice-governador, é uma das últimas personalidades ainda vivas da epopeia rondoniense. Canuto participou da fundação de mais de 40 dos 52 municípios de Rondônia. Integra uma lista seleta ao lado de Farqhuar, Rondon, Aluízio Ferreira e Teixeirão das personagens mais importantes da história de Rondônia.

A representatividade

Com dois senadores – Valdir Raupp e Ivo Cassol – e quatro deputados federais – Marinha Raupp, Luiz Cláudio, Expedito Netto e Nilton Capixaba, as regiões da Zona da Mata e do Café, polarizadas por Cacoal e Rolim de Moura, estão seriamente ameaçadas de perder a representatividade. Ao Senado Raupp está suando camisa pela reeleição. Já Ivo Cassol não pretende disputar a reeleição, e sim, o governo. Por sua vez, os deputados federais têm fortes predadores na cola.

Via Direta

***O final de semana terá mais um encontro do MDB visando reforçar as paliçadas para as eleições de outubro *** Mas tem muita coisa indefinida ainda nas hostes da legenda, onde o partido estuda composições ao governo e ao Senado *** Por falar em Senado, o prefeito Jesualdo Pires (no interior) e o psicólogo Aluízio Vidal (na capital) já são vistos como os maiores predadores da temporada.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas