Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:10:11

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 05/08/2018 às 10h15min

A- A+

Posições sobre Amazônia

Limitados ao foco “paulistoca” (misto de paulista e carioca), é visível o desinteresse dos mais badalados postulantes ao Palácio do..

Limitados ao foco “paulistoca” (misto de paulista e carioca), é visível o desinteresse dos mais badalados postulantes ao Palácio do Planalto em definir posições relativas à Amazônia, resumidas ao freqüente rol de sugestões do empresariado regional.

Há pelo país afora, entretanto, um crescente interesse da sociedade pelos assuntos amazônicos. Constituiu grande sucesso em São Paulo, por exemplo, a original mostra “Amazônia: os novos viajantes”, levada no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia pela bióloga Lúcia Lohmann, professora do Instituto de Biociências da USP.

Em 2016, pretendendo coletar plantas e investigar sua história evolutiva, ela chamou para uma expedição pelos rios Negro e Branco a artista plástica portuguesa Gabriela Albergaria, o cineasta Gustavo Almeida e o fotógrafo Léo Ramos Chaves.

A cientista e suas testemunhas produziram um contraponto moderno às célebres e inestimáveis visitas antigas, que consagraram pesquisadores ousados como os alemães Karl Von  Martius e Johann Baptist von Spix.

Dezenas de obras de artistas importantes coroaram a mostra, como as fascinantes aquarelas de flores feitas pela cientista inglesa Margaret Meed entre 1950 e 1980 com amplitude e originalidade.

…………………………………

Duelo de clãs

Nesta eleição de 7 de outubro teremos importantes disputas de clãs políticos regionais. Numa das pelejas, a mais interessante delas, envolve os clãs Raupps x Mouras. Ao Senado Valdir Raupp (MDB) enfrenta no seu próprio partido um predador de garras afiadas, que é o ex-governador Confúcio. Não bastasse Marinha Raupp, enfrenta Claudia Moura na luta pela Câmara dos Deputados.

Em apuros

Por falar em Marinha Raupp, ela vive um verdadeiro drama para a reeleição. Se no seu próprio partido tem a predadora Claudia Mora, nas regiões da Mata e do café ela enfrenta a concorrência de uma possível campeã de votos da temporada que é Jaqueline Cassol (PP). A seu favor,  tem uma forte chapa de candidatos a Assembléia Legislativa para salvar o couro.

Chances de Vidal

São boas as chances de Aluizio Vidal (Rede) de galgar uma cadeira ao Senado na temporada. Existe, no entanto, quase um consenso que uma das duas vagas é do ex-governador Confúcio, que vem muito forte no Vale do Jamari e que deve ficar entre os mais votados na capital. A equação de Vidal para a segunda vaga é confirmar o favoritismo em PVH e melhorar sua performance no interior.

Nas paradas

Já, Jesualdo Pires (PSB) tem que prevalecer seu favoritismo ao Senado na região central num confronto com Carlos Magno (PP) e Marcos Rogério (DEM). Como Pires esta muito bem ancorado no Vale do Jamari e tem vantagem sobre adversários na região do café, com o até o terceiro lugar na capital, Jesualdo pode emplacar. E Raupp aposta numa corrida de recuperação para mais uma reeleição

Definições tucanas

Os tucanos desembarcam na convenção de hoje já com vice definido para o governadoravel Expedito Junior que vai bater chapa com o ex-prefeito de Porto Velho José Vieira Guedes. Trata-se do pastor da Universal e vereador Edézio Fernandes. Com isto, Marcos Rogério será o único candidato ao Senado da aliança PSDB/DEM/PSD. Todas as forças da coalizão serão direcionadas ao jovem parlamentar.

 

Via Direta

*** Tudo indica que o deputado estadual Leo Moraes (Podemos -Porto Velho) vai entrar na disputa por uma cadeira a Câmara dos Deputados numa aliança com o MDB *** Lá terá a concorrência de Marinha Raupp, Lucio Mosquini e Claudia Moura *** A primeira dama de Porto velho Ieda Chaves não vai disputar a eleição em outubro*** Era cotada para uma cadeira a Câmara dos Deputados mas ela rejeitou o apelo tucano *** A chapa tucana entra nas paradas fragilizada.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas