Porto Velho/RO, 20 Março 2024 12:24:11

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/03/2018 às 08h29min

A- A+

Proteção aos rios voadores

São encontradas constantemente em pesquisas arqueológicas na região referências que remetem a símbolos de outras civilizações...

São encontradas constantemente em pesquisas arqueológicas na região referências que remetem a símbolos de outras civilizações. Começou com as Amazonas, guerreiras da mitologia grega. Elas ocuparam a memória das Icamiabas, índias que lutavam ao lado dos homens ou só os queriam para procriar.

Será o mundo assim tão pequeno para tanta identidade? Para o pensador Terêncio, nada que fosse humano lhe era estranho. E parece que nada relacionado à Amazônia é estranho ao mundo.

No recente Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, ambientalistas argentinos propunham, com o apoio de seus colegas brasileiros, assegurar proteção aos rios voadores amazônicos. Trata-se de preservar a umidade – e com ela a vida – no Brasil inteiro, Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia.

Segundo o Goddard Space Flight Center da Nasa, anualmente, sopradas por fortes tempestades, 27 milhões de toneladas da areia do deserto do Saara viajam cinco mil quilômetros pelo Atlântico até alcançar a Amazônia. Trazem o fósforo escasso por aqui e necessário ao desenvolvimento das plantas.

Se o deserto manda vida em forma de fósforo, os rios voadores levam a esperança a povos que poderiam sofrer com a escassez de recursos hídricos. O mundo é pequeno e interligado.

Os governadores

Depois de muito jogo de cena, mistérios, idas e vindas, dois governadores estão confirmando a desincompatibilização em meados de abril para disputar o Senado. São eles Beto Richa, no Paraná; e Confúcio Moura (MDB) de Rondônia. No caso do paulista Geraldo Alckmin (PSDB), a candidatura ao Planalto já estava anunciada há meses. Alguns outros mandatários devem entrar na peleja, e podem confirmar a saída de uma hora para a outra.

Encontro decisivo

O governador Confúcio Moura (MDB) terá encontro decisivo com dirigentes do Democratas em Ji-Paraná, durante a semana, para discutir uma possível mudança de partido, conforme se especula nos bastidores. O governador também conversa com outras duas agremiações da sua base aliada, o PSB do vice Daniel Pereira, que assume dia 5, e o PDT, onde ingressaram alguns emedebistas nos últimos dias.

PDT em ação

Depois do sucesso do encontro regional de Vilhena, com a adesão do ex-prefeito Melki Donadon e da deputada Rosângela, o PDT se reúne durante a semana para definir o próximo polo regional que recepcionará as caravanas do partido. Provavelmente Pimenta Bueno ou Cacoal serão os destinos dos próximos municípios. Antes disto, o senador Acir Gurgacz, pré-candidato ao governo pelo partido, vai percorrer todos os municípios do Sul rondoniense a partir deste meio de semana.

As mudanças

Alguns deputados estaduais propensos a mudar de partido aguardam a definição do governador Confúcio Moura para então se mudar de mala e cuia. Por isto, deputados mais próximos ao governador ainda não confirmaram o destino provável, caso de Só na Bença. Já Edson Martins e Lebrão nem cogitam a troca de agremiação, pois se sentem confortáveis no MDB, onde acreditam que terão boas votações. Mas Jean de Oliveira está também de mudança.

Via Direta

*** Ao contrário do que se especulou na semana passada, o deputado estadual Só na Bença (MDB-Pimenta Bueno) não confirmou seu ingresso no PDT *** O parlamentar ainda está estudando as acomodações regionais para entrar na peleja *** O ex-prefeito de Pimenta Bueno, Jean Mendonça, ingressou no Podemos e vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa *** Grande expectativa para a desincompatibilização de vários secretários do primeiro escalão do governo de Rondônia neste 5 de abril.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas