Porto Velho/RO, 27 Março 2024 11:38:25

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 03/08/2018 às 07h00min

A- A+

Todos ganham

Remando contra a corrente autoritária estimulada mundialmente pela ascensão de Trump nos EUA, as comunidades isoladas do planeta,..

Remando contra a corrente autoritária estimulada mundialmente pela ascensão de Trump nos EUA, as comunidades isoladas do planeta, assoladas por ditadores de todos os tipos tem se socorrido na ONU e suas agências para contornar dificuldades, se unir e vencer problemas.

Nesse sentido, conquistar o Selo Unicef se tornou um objetivo importante de prefeituras compromissadas com a democracia, que é estimular cidadãos a crescer como seres humanos mais capacitados.

Atualmente, o Selo Unicef está em pleno curso da edição 2017–2020, com quase dois mil municípios da Amazônia e Semi árido inscritos, com destaque para Rondônia, com a adesão de todos os municípios ao projeto.

O objetivo de conquistar o Selo Unicef por si só já seria importante, na medida em que vai destacar um Município como digno de ostentar a marca da ONU junto a seu portfólio de atração de investidores e turistas.

Mas a conquista vai ainda mais além: ao reunir os esforços das secretarias municipais de alcance social, entidades da sociedade civil e o conselho da Criança e do Adolescente, o Selo faz o Município unido saltar adiante em indicadores socioeconômicos positivos. É um raro jogo em que todos ganham.

……………………………………..

As convenções

Neste domingo várias convenções estão programadas. Além do PSDB/Democratas em Porto Velho, dos Progressistas de Jaqueline Cassol e Carlos Magno em Ariquemes. Também os verdes, de Luizinho Goebel já com suas nominatas definidas, homologa seus candidatos no domingo. A maior expectativa é com relação ao lançamento ao governo de Expedito Junior.

Os suplentes

Chama atenção neste pleito, o poderio das faculdades em Porto Velho e o desejo dos seus donos de se tornarem suplentes de senadores. Do PSDB, o ex-vice-governador Aparício Carvalho, dono da FINCA, será suplente de Marcos Rogério (Democratas), no MDB, a dona da Faculdade São Lucas, Maria Eliza será suplente do candidato ao Senado Confúcio Moura. Vamos ver quem é que se dará bem.

Até tu brutus?

No MDB muita gente virou a casaca de última hora, mas o que mais o casal Raupp e Marinha choram as mágoas foi a traição de Willians Pimentel, que vem sendo indicado por eles para cargos públicos em Rondônia há mais de duas décadas em prefeituras e no governo do estado. Na verdade existem dois Brutus no MDB: Pimentel e Emerson Castro, aquele que levou um tabefe na convenção era raupista até a goela.

Tem tradição

O MDB tem tradição em baixarias e selvagerias em suas convenções. Os historiadores lembram que na convenção da escolha de Jerônimo Santana a prefeito em 85 quebrou o pau. Na época a militância queria a candidatura da então vereadora Raquel Cândido no auge do populismo para a prefeitura de Porto Velho e tudo foi resolvido a pontapés a favor de Bengala.

Tá ficando ruim

O elevado índice de criminalidade atinge também os profissionais liberais assaltados e espancados na região do centro histórico de Porto Velho. Alguns médicos e advogados já fecharam suas clinicas e escritórios depois de shows de horrores, mudando de endereço. O fato é que a segurança pública há muito tempo entrou em colapso em todo o país.

Via Direta

***Wikings e visigodos do MDB podem causar mais confusões ainda em Porto Velho *** As rivalidades tribais entre os bárbaros seguem e tem gente dizendo que Emerson Castro apanhou pouco e que Pimentel sequer foi molestado *** Pelo sim e pelo não, ambas facções que se preparem com armaduras a catapultas nestas eleições ***Magic Confúcio é que ficou no lucro: se livrou de uma armação de deputados para eliminá-lo na bacia das almas e depois ganhou a convenção de virada. É coisa de louco!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas