Porto Velho/RO, 20 Março 2024 12:16:50

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 10/06/2019 às 09h49min | Atualizado 10/06/2019 às 10h50min

A- A+

Porto Velho já tem 09 pré-candidatos à Prefeitura

Para sair do buraco O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, já avisou que o Brasil precisa se unir..

Para sair do buraco
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, já avisou que o Brasil precisa se unir “para sair do buraco”: “É tão evidente a premência do final deste filme para que a gente possa ter uma segurança econômica, que comece a atrair investimentos nacionais, investimentos estrangeiros”. Será difícil unir o país e atrair investimentos com a insegurança da quebra de contratos, fenômeno que ocorre quando um novo governo desmonta o que o anterior montou.
O desnecessário imbróglio do Fundo Amazônia foi um novo foco de atritos para armar ainda mais setores que desunem a nação. Sem manter as regras do jogo já definidas, os doadores podem frear a aplicação de recursos e inibir os investidores das mais diversas áreas. Como se fosse pouco, o ministro Ricardo Salles, quer contratar uma empresa estrangeira para monitorar a Amazônia, enfrentando a oposição do Inpe.
O atrito surge na hora em que o Brasil envia à China o satélite Cbers-4A, cujo lançamento está previsto para o fim do ano. O novo satélite tem a missão de captar imagens de desmatamento da Amazônia, mapear queimadas e fornecer dados à agricultura. Polêmicas desnecessárias desunem, causam perdas em recursos e a credibilidade internacional.
…………………………………………..

A corrida 2010
A corrida pelo Paço Tancredo Neves, sede da prefeitura de Porto Velho, abre com vários nomes. Na seara governista estadual, dois nomes ligados ao governador Marcos Rocha (PSL): Junior Gonçalves e Eyder Brasil. Quem estiver melhor nas paradas deverá ser o sacramentado. Como se vê, são tantos postulantes na oposição ao atual prefeito Hildon Chaves que com tanto divisionismo terá vaga garantida num provável segundo turno.

Muitos cogitados
São muitos cogitados e entre eles nomes de pesos, até favoritos ao páreo municipal na capital. Entre eles, o deputado federal Leo Moraes (Podemos), o ex-governador tampão Daniel Pereira (Solidariedade), Vinicius Miguel, o deputado federal Mauro Nazif (PSB), ex-deputados Hermínio Coelho (PC do B ou PV) e Jesuíno Dantas (PMN), Pimenta de Rondônia (PSOL), Edgar do Boi (DC), Kazan Roriz, Aluizio Vidal, entre outros.

Rota de Colisão?
Não sei como ficará doravante a relação entre Pereirinha, que rachou o PSB, com o atual vizir Mauro Nazif, donatário da legenda. Afinal o ex-governador deixou a sigla levando quadros importantes do PSB desfalcando muito o setor jovem e principalmente a esfera sindical. O golpe foi afiado a uma sigla que o abrigou no por momento de Pereirinha. Ressurgiu como vice-governador apoiado por Nazif.

Acordo celebrado
O governo acriano assinou importante acordo com a Bolívia na esfera de segurança pública para o enfrentamento do tráfico de drogas e de armas e roubos na fronteira. Um acordo que Rondônia deveria também adotar com as autoridades bolivianas, pois temos mais de 1000 quilômetros de divisas desprotegidas com o pais vizinho – e as facções criminosas se adonaram da fronteira.

É golpe! É golpe!
Volta e meia surgem golpes aplicados por vigaristas em Porto Velho que depois somem. A coisa vem de longe, lembro desde o Shopping Vitória Régia no início dos anos 80, até planos de saúde, funerais, loteamentos, clubes, etc. O mais recente é o dos consórcios que já atingiu mais de 100 “patos”, digo vitimas, na capital. Todo cuidado é pouco, torcida brasileira!

Via Direta
*** O Acre e a Ponta do Abunã rondoniense estão em festa com a possibilidade da inauguração da ponte do Rio Madeira, no Abunã, ainda no decorrer de 2019 *** Mas se o alteamento na BR 364, para evitar novas enchentes já foi concluído, o mesmo não aconteceu no sistema viário de Porto Velho atingido pela cheia histórica *** Importante a iniciativa do TCE de agir com rigor na fiscalização das obras do futuro Heuro *** Tem sido nas obras públicas, principalmente na construção de grandes hospitais, que a rapinagem dos políticos come solta, sem dó e nem piedade da população.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas