Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:25:02

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 31/07/2018 às 08h00min

A- A+

A força da aliança

A coalizão pilotada pelo PDT/PSB e que reúne no mesmo palanque o PP, o PTB, O PR, o Solidariedade, o PSDC, e o PSOL, homologou domingo,..

A coalizão pilotada pelo PDT/PSB e que reúne no mesmo palanque o PP, o PTB, O PR, o Solidariedade, o PSDC, e o PSOL, homologou domingo, num monumental encontro realizado na Ellos Eventos, em Porto Velho, as candidaturas ao governo de Rondônia do Senador Acir Gurgacz (PDT), do ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e do ex-deputado federal Carlos Magno (PP) ao Senado. Ainda não foi definido o candidato a vice.

Foi uma grande demonstração de força e de união entre as lideranças presentes, no encontro que marcou a presença do governador Daniel Pereira (PSB) e discursos inflamados de lideranças regionais, como Neodi Carlos (PSDC), Mauro Nazif (PSB), Melki Donadon (PDT) e que foi impulsionado pela grande presença de lideranças femininas de todo o estado.

Ao longo da convenção não faltaram alfinetadas para o que ocorreu no dia anterior (no sábado), na convenção do MDB, onde partidários fizeram quebra-quebra, trocaram ofensas – e até tabefes na cara – e que depois se juntaram zombeteiramente sorrindo em fotos encenadas de uma suposta união, num comportamento típico dos políticos profissionais, refletindo a velha prática na política tão condenada pela opinião pública.

………………………

A lealdade

Contrariando aos fakes news dos últimos dias de que o senador Acir Gurgcaz seria alvo de conspirações de aliados, o que seu viu  domingo na capital, na convenção PDT/PSB foram manifestações de apoio, de apreço e de lealdade ao candidato, desde o governador Daniel Pereira, que costurou a unidade da coalizão ao ex-prefeitos  de Jesualdo Pires (Ji-paraná) e Mauro Nazif (Porto Velho).

Acordo reafirmado

Também colocado em duvidas pelos adversários, foi reafirmado o acordo com o PP de Carlos Magno, do PR de Luis Claudio, do Solidariedade de Tziu, entre outros. A aliança tem a mais forte chapa de candidatos à Câmara dos Deputados e uma poderosa esquadra de candidatos a Assembléia Legislativa escoltando o postulante majoritário.

Largada apoteótica

Foi uma largada apoteótica para os lideres da coalizão. Ainda pela manhã de domingo, numa saudação efusiva da militância, a coisa foi de arrepiar para Acir, Jesualdo, Mauro Nazif, Daniel Pereira e aliados. E como a juventude, as mulheres e o movimento negro são importantes nesta campanha alavancando a aliança PDT/PSB.

A bonança

E depois da tempestade que ocorreu nos meios pedetistas, suscitando dúvidas sobre a candidatura de Acir cujo partido chegou a perder quadros durante o ano por conta da desconfiança, veio à bonança, com a fartura de apoio de todos os quadrantes do estado. Tinha liderança desde Guajará Mirim a Pimenteiras, superlotando as dependências da Ellus.

Virando o jogo

Voltando a convenção do MDB, Magic Confúcio também saiu chamuscado na confusão de sábado, mas mostrou mais uma vez que é um grande estrategista. Ele bagunçou o coreto no encontro para anular a convenção e isto deixaria Maurão e Raupp alquebrados. E a coisa se encaminhava isto depois do tabefe de Tomás em Emerson e da quebradeira. Aí Raupp e Tomás suplicaram por acordo.  

Via Direta

*** Acredito que o desgaste dos candidatos ao Senado do MDB  com a confusão ocorrido na capital turbinaram os nomes dos pitocos Aluizio Vidal e Jesualdo Pires *** Entendo que foram os dois principais beneficiados pelos acontecimentos no final de semana *** Mas a luta ao Senado continua quente, pois tem ainda  no jogo Fátima Cleide (PT), Marcos Rogério (DEM) e Carlos Magno (PP),  fortes nesta parada, além de outros.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas