Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:45:51

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 29/07/2018 às 07h24min

A- A+

A utopia realizável

Novas e sensacionais revelações desvendam no dia a dia os segredos mais resistentes da floresta. A primeira lição que as descobertas..

Novas e sensacionais revelações desvendam no dia a dia os segredos mais resistentes da floresta. A primeira lição que as descobertas trazem é que no passado tudo era bem diferente e as ações do presente trarão consequências no futuro.

A Amazônia é tão repleta de possibilidades que nela cabem distopias caóticas e utopias realizáveis. A ameaça da savanização é tão real quanto o processo que transformou comunidades em cidades-fantasmas.

O contraponto migratório do “índio do buraco”, que faz sua vida no dia a dia da floresta como novo campeão de audiência, é o japonês Shigeru Nakayama, que vive como eremita na cidade-fantasma de Airão Velho.  

Cada notícia é como um roteiro de cinema. Aliás, foi a Amazônia que inspirou o escritor britânico Conan Doyle, mais conhecido pelas aventuras do detetive Sherlock Holmes, a escrever as histórias que, por sua vez, inspiraram as grandes bilheterias dos filmes Jurassic Park.

Em meio ao fantástico propício à ficção e à realidade que parece incrível, a Amazônia se constrói entre mistérios e descobertas. Se souber aproveitar bem as riquezas latentes e seus povos, criará mais utopias realizáveis e menos distopias assustadoras.

……………………………

As convenções

As principais definições do quadro partidário devem sair hoje nas convenções conjuntas do PDT/PSB e de outras legendas parceiras. Já se sabe que esta aliança tem a melhor coalizão para a Câmara dos Deputados entre as outras forças disputando o CPA e têm, seus dois candidatos ao Senado definidos, que são Jesualdo Pires (PSB) e Carlos Magno (PP).

Vice da capital

A chapa encabeçada pelo senador Acir Gurgacz para disputar o governo estadual terá vice da capital, conforme as articulações vigentes, mas o cargo pode ser definido até meados de agosto em caso de adiamento na convenção. A configuração desta coalizão vem muito reforçada da região central, com os candidatos ao Senado, de Ouro Preto e Ji-Paraná.

A revitalização

Oportunos os esforços das entidades representativas do comércio de Porto Velho no sentido de revitalizar a região portuária do Cai N’Agua, infestada de cracolândias e da prostituição. Desde a enchente histórica o comércio da região – e do centro histórico – esta caindo pelas tabelas. O chororô é grande agravado pela crise que se arrasta desde a pós usinas.

Sem Sobrinho

O PT vai às urnas em outubro sem a sua grande estrela no estado, que é o ex-prefeito Roberto Sobrinho que foi derrotado nas últimas duas eleições que participou – a Câmara dos Deputados e a prefeitura da capital – mesmo saindo na ponteira. Sangrando, Sobrinho acabou despencando nas duas pelejas, mas continua forte na capital para ajudar seu partido.

Na fragmentação

È na fragmentação dos votos ao Senado – são quase 20 postulantes – que o PT aposta na eleição da ex-senadora Fátima Cleide. Além deste fator, os petistas têm Lula como cabo eleitoral e a legenda estima que terá em torno de 15 a 20 por cento dos votos no estado, o que pode garantir uma cadeira a petista. As contas estão certas, mas falta combinar com os russos…

Via Direta

*** Os assaltos e arrombamentos em residências aumentaram sensivelmente nos últimos dias em Porto Velho *** Salve-se quem puder, torcida brasileira *** O MDB de Rondônia junta os cacos para as eleições de outubro.*** É o velho divisionismo de sempre *** A temporada de caça aos votos se intensifica a partir de hoje em todo estado *** No entanto importantes definições ainda vão acontecer até o próximo domingo, com direito a reviravoltas. Olho vivo, cara –pálidas!  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas