Porto Velho/RO, 23 Março 2024 13:20:21

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 04/10/2018 às 07h19min

A- A+

A Amazônia já tem ótimas noções a respeito de seus pontos fortes

O sonho amazônico Será possível inventar uma “jabuticaba” econômica, ou seja, desenvolver o país em um quadro de..

O sonho amazônico

Será possível inventar uma “jabuticaba” econômica, ou seja, desenvolver o país em um quadro de desindustrialização, atraso relativo e discutindo na campanha eleitoral assuntos da Idade Média quando o mundo mergulha com tudo na Quarta Revolução Industrial?

Em palestra em conferência internacional sobre estratégias de inovação, em Campinas, o professor Ron Boschma, das universidades de Utrecht (Países Baixos) e Stavanger (Noruega), aconselhou o Brasil a apostar na identificação dos pontos fortes de cada região, trabalhando parcerias com outras áreas para diversificá-los espacialmente.

A Amazônia já tem ótimas noções a respeito de seus pontos fortes, o que faz lembrar intervenção de Paulo Takeuchi, da Moto Honda da Amazônia, ao citar seu fundador, Soichiro Honda, no centenário da Zona Franca: “Alguns sonham para escapar da realidade, outros para transformá-la para sempre”.

Takeuchi completou que o sonho amazônico de desenvolvimento é “o combustível para transformarmos a realidade” e ele “se fortalece quando compartilhamos objetivos e trabalhamos em conjunto”. Parcerias e encadeamento de ações a partir dos pontos fortes – eis aí uma receita promissora a seguir. Isso requer pesquisa, unidade de propósitos.

………………………………

Com estratégia

Barrados no baile com pendências na justiça eleitoral, o ex-governador Ivo Cassol (PP) e o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) que foram impedidos de disputar cargos eletivos, participam ativamente da campanha 2018. Roberto Sobrinho, apoiando Padre Ton à Câmara Federal, Ivo Cassol a irmã Jaqueline, a federal e o amigo Carlos Magno para o Senado.

Radares na fronteira

O ministro Raul Julgman anunciou importantes medidas para combater o tráfico de armas e de drogas nas fronteiras do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. O governo brasileiro articula através da FAB, a aquisição de radares móveis de baixa altitude para monitorar os aviões bimotores a serviço do crime organizado nas divisas. Serão investidos R$ 100 milhões.

Será que vai?

Volta e meio o governo brasileiro – desde Lula, Dilma e até Temer – fala de um plano nacional de segurança pública que na verdade não saiu do papel e teve os recursos seguidamente contingenciados no Orçamento da União. A compra das Vants, por exemplo, os veículos aéreos não tripulados, para vigiar nossas fronteiras, não deu resultados pela falta de peças de reposição nas aeronaves.

Ultimo debate

Na TV Rondônia o debate entre os governadoraveis teve uma grande audiência. Para quem tem paciência para assistir mais debates, teremos mais um hoje, ao meio dia através da TV Meridional, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão. A apresentação das propostas, no entanto não reduziram o índice de indecisos, uma verdadeira multidão.  

Voto útil

Tem voto útil para todo lado para a eleição de domingo. O voto útil contra Lula e o PT é a favor de Bolsonaro, o voto útil contra Bolsonaro esta sendo encaminhado a Haddad (PT). Em Rondônia, tem voto útil criando pernas contra Expedito (PSDB) ao governo e Raupp (MDB) ao Senado. Se houver efeito manada a respeito, teremos mais surpresas nesta temporada já repleta de reviravoltas.

Via Direta

***Ao meio de sérios problemas na saúde e segurança pública, Porto Velho comemora o inicio das obras das barragens de contenção no Rio Madeira *** No entanto, a dragagem esta paralisada e a construção da ponte no Abunã em ritmo de tartaruga *** Mais um inverno chegando e já tem gente arrepiada de medo com o problema das alagações na capital *** A população da periferia já esta de barba de molho com a próxima estação da chuvas.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas