Porto Velho/RO, 21 Março 2024 03:08:08

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 18/12/2023 às 13h10min

A- A+

A Amazônia perdeu um de seus mais dedicados e aguerridos amigos

Confira a coluna

Perda a lamentar

A Amazônia perdeu um de seus mais dedicados e aguerridos amigos. Ennio Candotti, diretor-geral do Museu da Amazônia, deixa a vida para nunca mais sair da história, por conta de sua carreira brilhante como cientista e líder. Ter presidido a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 1989 a 1993 e de 2003 a 2007, sob forte perseguição da ditadura, intolerante e avessa à cultura, deu-lhe visibilidade e força.

Criar as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, em 1982, foram marcos da vitória sobre o regime que considerava os cientistas a inimigos a aniquilar e demônios a exorcizar. Italiano, chegou ainda criança com a família para se estabelecer em São Paulo, onde estudou Física. Sua ligação com a Amazônia se aprofundou em 2007, com a ideia de criar um museu na floresta.

A SBPC, entidade que presidiu por quatro mandatos foi perfeita ao afirmar em nota de pesar que Candotti, “apaixonado pela Amazônia, sempre defendeu que o Brasil nunca será uma nação desenvolvida se não colocar a preservação ambiental como uma de suas prioridades”. “Mais que um revolucionário, ele contribuiu para a valorização da educação e da divulgação científica”, segundo a presidente da entidade, Helena Nader, para quem “Ennio também era um lutador pela democracia”. A construção da bioeconomia começou com ele e outros cientistas notáveis que não se deixaram abater por dificuldades e perseguições.

……………………………………………………………………………..

As definições

Começam as primeiras definições em torno das eleições municipais de Porto Velho. O primeiro nome anunciado para a disputa é da ex-deputada federal Mariana Carvalho (Progressistas), a parlamentar campeã na destinação de recursos para a capital nos últimos anos, anunciada pelo prefeito Hildon Chaves, que não se sabe se está no União Brasil ou se voltou ao PSDB. Também existem indícios que Mariana poderá ter o aval do governador Marcos Rocha (União Brasil) para a disputa, indicando um vice. Neste caso, uma péssima notícia para o deputado federal Fernando Máximo que esperava este alinhamento.

Pau na Mariana!

Os políticos mais experientes, e por serem atingidos com tantas pauladas nas costas por se precipitarem nos seus lançamentos, tem consciência que os nomes anunciados em disputas devem ser retardados ao máximo, para que o candidato (a) sofra com menos lambadas. Por isso o prefeito, Hildon Chaves, que reputo ser um grande estrategista, deve ter seus motivos para a antecipação do anuncio de Mariana. Um destes motivos pode ter sido uma reaproximação com o governador Marcos Rocha. Na ALE, a esposa de Hildon, Ieda Chaves foi a relatora do Orçamento 2024. É uma pista de acordo.

Mexendo no tabuleiro

Definido o “coelho” – neste caso a coelha – da corrida sucessória em Porto Velho teremos em seguida algumas mexidas no tabuleiro. Como o até então favorito Fernando Máximo vai reagir e mover suas peças? Desistir da parada por influência do governador? Romper com o governador e buscar outras alianças para chegar ao Paço Municipal? E ainda tem Cristiane Lopes e Leo Moraes para se movimentar em torno da peleja, estes podendo se converter em oposicionistas, ao atender chamado do PL dos senadores Marcos Rogério e Jaime Bagatolli. É um cenário nublado que só vai clarear no ano que vem.

A navegação  

A navegação de cargas nas hidrovias do Amazonas e do Madeira, reduzidas em 42 por cento durante a grave estiagem ainda preocupa as autoridades portuárias do Amazonas. Os rios na região amazônica sobem lentamente e a situação mais preocupante no que se refere ao abastecimento de Manaus e sua região metropolitana estão no Alto Solimões e na Boca do Madeira, entre Nova Olinda do Norte e Boca do Madeira, onde a carga de contêineres ainda está reduzida com receio de encalhes das balsas. Recentemente um petroleiro encalhou. A dragagem no Rio Madeira segue para permitir o melhor escoamento dos produtos.

A criminalidade

Desconfio da estratégia e dos baixos índices de criminalidade divulgados pelas autoridades policiais em Porto Velho. São assaltos adoidados, os drogados roubando e invadindo lojas e residências, tantos jovens tombando nos embates entre as facções criminosas, tantos ladrões carregando de madrugada aparelhos eletrônicos e até portões de ferro nas costas. E a noite não existe policiamento e nem rondas policias suficientes para combater os criminosos. Até as unidades do exército, lotadas de soldados, estão repletas de concertinas nos muros até o topo para se proteger. E o povão como é que fica?

Via Direta

***As eleições na região:  Em Rio Branco a largada da corrida a prefeitura local é polarizada pelo ex-prefeito Marcus Alexandre e o atual prefeito Tião Bocalon *** Já, em Manaus, a maior metrópole da Amazonia a briga 2024 fica por conta do prefeito David Almeida e deputado federal Armon,  como os nomes mais cotados *** Com elação a Porto Velho, com Mariana Carvalho, Fernando Máximo e Leo Moraes na dianteira *** Lembrando que a capital rondoniense é a terra das surpresas, de grandes viradas nas pelejas eleitorais *** São disputas equilibradas, mas todas com segundo turno o que tornarão  os pleitos mais emocionantes nas capitais da região Norte.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas