Porto Velho/RO, 05 Abril 2024 00:37:42

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 09/03/2017 às 06h10min

A- A+

A capital emporcalhada

Às voltas com problemas de alagações nos bairros, de crateras na malha asfáltica e com feiras livres funcionando ao lado de canais de..

Às voltas com problemas de alagações nos bairros, de crateras na malha asfáltica e com feiras livres funcionando ao lado de canais de esgoto, o terceiro-mundismo de Porto Velho é constatado com a cidade visivelmente emporcalhada, onde a população de pombos e urubus cresce assustadoramente com a fartura de lixo. O emporcalhamento da capital se completa com as fezes pululando nas ruas e os canais que cortam a cidade, que têm sido entulhados até o talo, com sofás velhos e carcaças de geladeiras.

É uma cidade em colapso. A segurança se transformou num caos, a saúde não funciona e faltam creches para atender à demanda. A rede de água cobre apenas a metade da população e a coleta de esgoto tem um dos índices mais baixos do País. A capital rondoniense ainda padece com o desemprego, mobilidade urbana, entre outros.

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) pegou uma bomba e dificilmente vai conseguir atender a todas as demandas em sua gestão.

As definições

Os caciques regionais chutaram mais para frente as definições de candidaturas majoritárias para 2018. Os encontros previstos para o final de semana acabaram não ocorrendo – tanto em Porto Velho quanto em Ariquemes e Ji-Paraná – tendo em vista decisões importantes da justiça – caso da Operação Lava Jato envolvendo Raupp mais a condenação de Cassol – que poderão alterar o quadro político vigente.

Dois mutirões

Porto Velho está com dois mutirões de limpeza funcionando na região urbana. Um patrocinado pela prefeitura,  já realizado em três bairros, e o segundo desenvolvido pelo DER, órgão do governo Estadual que abriu a temporada de auxílio à capital com obras de infraestrutura no bairro Ronaldo Aragão. Que não se esqueçam do Setor Chacareiro. As ruas de acesso estão de lascar.

A economia

O lançamento de tantos empreendimentos imobiliários em Porto Velho sinaliza a recuperação da economia neste segmento. São vários prédios, condomínios de chácaras e agora um ambicioso projeto para atender à demanda com oito mil casas populares destinadas ao funcionalismo público – e numa localização mais próxima da região Central do que os lançamentos da zona Leste.

Base aliada

Algumas mudanças na administração do prefeito Hildon Chaves, em Porto Velho, têm muito a ver com acordos firmados com sua base aliada para garantir maioria na Câmara de Vereadores para aprovar agilmente os projetos da municipalidade. Os veteranos Edwilson Negreiros, Jair Montes e Marcelo Reis estão em alta no Paço Tancredo Neves e emplacando aliados.

Falta fiscalização

Diferentemente do recente naufrágio do navio “Lindo Amanhecer”, no rio Madeira, que não deixou nenhuma vítima, a tragédia da embarcação Ana Maria VIII, que fazia o percurso Porto Velho a Manaus, deixou 61 mortos, dos 190 passageiros a bordo na década de 90. Passados tantos anos, nossas embarcações continuam com excesso de carga e de passageiros, e pouca fiscalização.

Via Direta

*** O PC do B anuncia a comemoração de 95 anos de fundação e a inauguração da sede estadual na região Central de Porto Velho *** O partido pretende recuperar o espaço perdido nos últimos pleitos em Rondônia, na eleição do ano que vem *** No Conjunto Orgulho do Madeira continuam as queixas de arrombamento em casas e apartamentos na capital *** As drogas turbinam a criminalidade no maior complexo habitacional do Estado.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas