Porto Velho/RO, 08 Abril 2024 02:32:36

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 15/11/2016 às 06h10min

A- A+

A grande expectativa

Em meio aos primeiros trabalhos da equipe de transição em Porto Velho, é enorme a expectativa quanto ao desempenho do futuro prefeito..

Em meio aos primeiros trabalhos da equipe de transição em Porto Velho, é enorme a expectativa quanto ao desempenho do futuro prefeito Hildon Chaves (PSDB), a grande surpresa no cenário político do Estado nas eleições municipais, barrando os favoritos da temporada. Já rolando a contagem regressiva para sua posse, em 1º de janeiro, todas as atenções se voltam aos problemas que a futura administração vai herdar da gestão do prefeito Mauro Nazif (PSB).

Porto Velho segue com o grande problema das alagações que terão seu auge em janeiro, época em que as chuvas aumentam. A regularização fundiária, tão cobrada pela população da periferia e até por bairros tradicionais da região central, fracassou. A saúde acaba o ano em frangalhos. O tão sonhado sistema de água e esgoto está travado na Justiça por maracutaias conjuntas das esferas municipais, estaduais e federais. E seguimos sem uma rodoviária decente.

Chaves assume o Palácio Tancredo Neves numa época em que o municipalismo atravessa sua pior crise financeira, e com orçamento com o cobertor curto para atender a todas as demandas sociais existentes.

A revisão

A revisão do Plano Diretor, uma exigência do Ministério das Cidades a cada dez anos, é um dos primeiros desafios da futura administração Hildon Chaves (PSDB), em Porto Velho. Algumas pinceladas do documento já foram traçadas pelo atual secretário de Planejamento, Jorge Elarrat, e o esboço já será passada à equipe tucana. O Plano tem como objetivo ordenar e adensar o crescimento da cidade.

Clima de suspense

No interior do estado de Rondônia, continua o clima de suspense quanto às pendências eleitorais em Guajará-Mirim e Vilhena, onde foram eleitos prefeitos fichas sujas. Vivenciando crise de corrupção – principalmente Vilhena – a coisa já começa mal nestas duas cidades caso os nomes de Rosani Donadon e Antônio Bento sejam ratificados nos cargos pelo TRE-RO.

Haja fichas sujas!

Por falar em políticos que sujaram suas biografias nos últimos anos, alguns deles que já estiveram envolvidos em escândalos e até presos conseguiram se eleger mesmo com pendências na Justiça. Ernandes Amorim, em Ariquemes; Marcelo Reis e Jair Montes, em Porto Velho, são alguns exemplos. Tem mais outros tantos casos pelo interior afora. Cadê a Justiça Eleitoral?

Os indícios

Com queda nos juros, já aumentaram os financiamentos da casa própria pela Caixa Econômica Federal, em Porto Velho. Também aumentaram os lançamentos de empreendimentos imobiliários, seja de grandes edifícios de apartamentos como de novos loteamentos. O comércio de Porto Velho está empregando 20 por cento a mais do que em 2015. Indícios de recuperação…

Ovo da serpente

No final de semana fui fuçar pela BR-319, logo depois da ponte do rio Madeira, constatando a proliferação dos loteamentos clandestinos e as invasões que estão ocorrendo naquelas bandas. Ante a omissão da fiscalização da prefeitura e do próprio Ministério Público Ambiental, está eclodindo um verdadeiro ovo da serpente, com demandas sociais difíceis de serem atendidas no futuro.

Via Direta

*** A disputa por cargo federais em Rondônia está cada vez mais acirrada. Mas a fatia do leão ficará para o PMDB *** A prefeitura de Porto Velho tem quase duas mil moradias e algumas creches para inaugurar até maio do ano que vem *** A entrega já ficará por conta do prefeito eleito, Hildon Chaves, assim como de centenas de títulos de regularização fundiária com processos em fase de conclusão.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas