Porto Velho/RO, 14 Março 2020 09:03:42

CarlosSperança

coluna

Publicado: 14/03/2020 às 06h30min | Atualizado 14/03/2020 às 09h03min

A-A+

A grande verdade é que os favoritos para entrar em segundo turno

Fórum em Porto Velho Um dos mais lidos autores de todos os tempos, Antoine de Saint-Exupéry, escreveu que “a mais bela tarefa dos..

Fórum em Porto Velho

Um dos mais lidos autores de todos os tempos, Antoine de Saint-Exupéry, escreveu que “a mais bela tarefa dos homens é a tarefa de unir os homens”. Em consequência, desuni-los é uma das piores. Na Amazônia, há homens semeando a desunião e cultivando desgraças, mas em sentido contrário e cada vez com maior capacidade de ação há também um movimento positivo que se robustece a cada nova atividade para celebrar a união de líderes, povos, empresários e investidores. 

É o caso do fórum mundial Amazônia+21, a se realizar em Porto Velho de 5 a 8 de maio. Focando o desenvolvimento sustentável, com dezenas de palestrantes e uma ampla temática, não é exagero supor que o evento venha a ser o equivalente para a região do que foi a Eco-92 para o mundo, guardadas as suas especificidades, como farol para iluminar boas práticas.

 Por sua proposta de foco múltiplo, privilegiar o diálogo, animar os pesquisadores e os cientistas, juntar no mesmo espaço homens de iniciativa, homens que inovam, que empreendem e investem é por si só uma ação positiva. Preenche inteiramente os propósitos do autor de O Pequeno Príncipe ao supor que essa é a mais bela tarefa dos homens. O Conselho da Amazônia, para o máximo bem, trará boas diretrizes, mas a concretização das políticas definidas dependerá de homens unidos e capazes em torno de ações como o fórum Amazônia+21.

………………………………………………………….

Eleição 2020

Acreditava-se que depois do carnaval os principais pretendentes ao Paço Municipal – instalado agora no prédio do relógio da EFMM – em Porto Velho entrariam em campo. Mas não é o aconteceu, um novo prazo é estimado para que a campanha 2020 finalmente ganhe corpo: agora depois da janela partidária em abril que permite aos políticos com cargo eletivo trocar de partido sem a punição com a perda do mandato. Mas já tem candidato chutando a definição para última hora, nas convenções partidárias em julho, como Vinicius Miguel.

Catimbando o jogo

A grande verdade é que os favoritos para entrar em segundo turno – yés, acredita-se que será mais uma vez pleito em dois turnos por aqui na capital rondoniense – estão catimbando o jogo. Tanto o deputado federal Leo Moraes (Podemos) considerado o favorito da temporada, como o prefeito Hildon Chaves (PSDB), o ex-prefeito e deputado federal Mauro Nazif (PSB) e o noviço Vinicius Miguel (ex-novo) hesitam em assumir as candidaturas pelos mais variados motivos alegados.

Aliança acertada

Os diretórios nacionais do PSB e PDT acertaram aliança nacional para a disputa nas capitais em 2020. Em São Paulo o ex-governador Franca (PSB) será o candidato a prefeitura de São Paulo com a benção dos pedetistas Carlos Lupi e Ciro Gomes. As tratativas já acontecem em outras capitais brasileiras e a situação  não será diferente em Porto Velho onde por enquanto o PSB conta com a possível candidatura de Mauro Nazif e o PDT com Ruy Mota.

Que situação !

É lamentável a situação das creches e postos de saúde inacabados e prédios públicos abandonados em Porto Velho. Estão sendo depenados, como ocorre com o Posto de Saúde do bairro Lagoinha e os materiais de construção – telhas, janelas, fiação elétrica etc  – sendo utilizados na construção de barracos nas invasões. Como as empreiteiras abandonam as obras pela metade e não existindo vigilância, o patrimônio público é depredado causando grandes prejuízos ao erário.

Novo projeto

Depois de 16 anos, o ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito, atual apresentador de TV Dalton di Franco deixa a Rede TV para tocar projetos pessoais. Sabe-se que pretende  reforçar seu escritório de advogado e retomar a vida política disputando um cargo a prefeito ou a vice nas eleições de outubro, mas antes de tudo pretende descansar já que recentemente se aposentou depois de 46 anos de carteira assinada, com passagens nas rádios Caiari, Eldorado e extintos  jornais Alto Madeira e o Estadão, entre outros órgãos.

 

Via Direta

*** É lamentável a omissão da esfera estadual com relação ao acesso ao município de Alto Paraiso prejudicado ainda na estação das chuvas do ano passado quando uma ponte foi arrastada pelas águas*** Urge uma solução tendo em vista os graves prejuízos causados a trafego naquela região com o transporte da produção agrícola*** O pedetista Ruy Motta anunciou que o partido decidiu disputar a prefeitura de Porto Velho com candidatura própria e a militância já está se mobilizando neste sentido ***Os bispos da Universal emparedaram os tucanos: ou aprovam Garçon de vice de Hildon ou deixam a aliança de sustentação a candidatura a reeleição do atual alcaide*** O ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste Carlos Magno acabou desempregado: deixou a secretaria municipal em Ji-Paraná e perdeu o emprego na Faculdade São Lucas que trocou de dono .Os tempos, como se vê, estão bicudos!*** O ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB-Cacoal) retomou a vida partidária e já está se articulando nos municípios.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas