porto velho - ro, 04 Janeiro 2019 07:08:46

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 04/01/2019 às 07h08min

A- A+

A posse dos pajés

Uma atividade promovida no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, no contexto da aclamada exposição da fotógrafa Claudia Andujar sobre..

Uma atividade promovida no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, no contexto da aclamada exposição da fotógrafa Claudia Andujar sobre os índios da nação Yanomami, é a secular iniciação dos pajés. Na floresta, o candidato se isola e passa dias inalando a yãkoana, pó alucinógeno que o faz conhecer e dialogar com os espíritos xapiris.

Pode parecer algo ridículo a um civilizado que se isola nas redes sociais se dopando com desinformação com base na qual adota posições e exclui quem pensa diferente. No fundo, a iniciação alucinógena na mata não difere muito das bolhas em que os alienados se metem, temerosos da violência e do custo de vida, comprometendo as relações humanas.

A comparação serve para avaliar os comportamentos mágicos, que excluem a reflexão, a racionalidade e a dúvida. Ao optar pela anestesia de uma suposta verdade simples e indolor, evita-se o estudo multidisciplinar, o debate e ouvir as razões do outro.

Um dia a ilusão adotada se confrontará com a realidade obrigando a dolorosa revisão de conceitos. Prática secular, não há como a iniciação do pajé ser diferente. Mas a prática dos “pajés” urbanos – governantes, ministros, burocratas dos novos governos – terá que sair do isolado doping dos tuítes para cair na realidade objetiva das fortes demandas sociais.

…………………………..

Posse dos secretários

O governador Marcos Rocha, nosso Bolsonaro macaxeira, completa hoje a posse do seu secretariado enquanto resolve com a Assembleia Legislativa do estado a situação orçamentária para este ano. Existem informações contraditórias a respeito do orçamento 2019, pois até o dia 31 não tinha sido sancionado pelo governador tampão Daniel Pereira que como se sabe, já deixou o cargo.

A fantasmarada urra!

Dos projetos do novo governo estadual o que mais repercute é a criação da Superintendência de Inteligência para o Combate a Corrupção em Rondônia. A fantasmarada do governo do estado, Assembleia Legislativa e demais órgãos públicos já deve estar de cabelos em pé. Também os empresários que vendem – e nem sempre entregam – de agulha a avião já devem ficar bem preocupados.

… É só a fama?

Entronizado na presidência da Câmara de Vereadores de Porto Velho, o vereador Edmilson Negreiros (PSB) promete uma gestão enxuta e com transparência. Numa casa de Leis onde já se viu de tudo, um comportamento retilíneo poderá ser uma surpresa positiva no cenário político da capital rondoniense tão afeita aos desvios de conduta. A propósito: Edmilson tem fama de ser mentiroso, quase como a de Garçon.

Explosão da soja

Com boa produtividade e melhores condições de preço para exportação, devido aos portos já instalados no Rio Madeira, a soja esta explodindo no município amazonense de Humaitá. O distrito de Realidade, a 100 quilômetros, também dispara com forte migração oriunda de algumas regiões de Rondônia e as disputas de terra reprisam o faroeste rondoniense das décadas passadas.

Novos assessores

Devem ser confirmados nas próximas horas os novos assessores do prefeito Hildon Chaves, o viajante. O vereador Mauricio Carvalho, o El Mauricinho, deve assumir a Secretaria da saúde, os ex-deputados federais Lindomar “Papagaio de Pirata” Garçon (PRB) e o rolimourense Luis Claudio (PR) – este é competente e honesto – também são cotados para assumir importantes pastas municipais da gestão tucana.

Via Direta

*** Já esta rolando a mala preta para a eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa em fevereiro *** Grupos poderosos querem dominar o estado, através do Poder Legislativo *** O Conjunto Cristal da Calama, na capital, se transformou num poço de problemas com carências marcantes na saúde e segurança pública *** Seguem os mesmos problemas verificados no megaconjunto Orgulho do Madeira *** Muitos deputados cabisbaixos por causa do golpe dos salários extras o último dia do ano suspensos pela justiça…


Escreva um comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas