Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:30:50

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/05/2019 às 08h13min

A- A+

A segurança pública tem sido um tormento em Porto Velho

Incertezas e investimentos Pão, pão; queijo, queijo. Essa afirmação popular, opção pela objetividade, sintetiza a visão do..

Incertezas e investimentos

Pão, pão; queijo, queijo. Essa afirmação popular, opção pela objetividade, sintetiza a visão do agronegócio sobre a realidade do mercado. Apreciação adequada do quadro real, ela colide com as trapalhadas do governo e sua “metamorfose” do tipo Raul Seixas: “Vou desdizer aquilo que disse antes”.

A estrutura produtiva da Amazônia precisa de mais consistência quanto ao que o governo realmente quer para a região. Se continuar vitimado pelo bate-cabeça e desmentidos em série vai perder apoio popular e atrapalhar quem trabalha. O governo falhou ao criticar as compras feitas pela China e no desnecessário caso da transferência da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, melindrando os países árabes.

Iniciar a campanha pela reforma da Previdência assegurando que não havia gordura para queimar e logo garantindo que há, sim, foi um sinal para os parlamentares atacarem a proposta, ansiosos para queimar a gordura que os prejudicará nas urnas do ano que vem.

A ministra Tereza Cristina acomoda as situações ao pragmatismo necessário, mas precisa de um governo sem bate-cabeças, e desmentidos em cascata, que atrapalham mais o governo que os insultos de Olavo de Carvalho aos militares. Nada disso ajuda os investidores a confiar no país.

………………………………………….

Grande aliança

Enquanto os opositores batem cabeça para saber para onde o prefeito Hildon Chaves (PSDB) anda, os magos da articulação da atual gestão costura uma grande aliança para o ano que vem. É uma penca de partidos já alinhados – quase uma duzia – e agora desembarcou o MDB de Confucio Moura já com secretários atuando a frente do Paço Tancredo Neves.

Mexendo o tabuleiro

Mexendo no tabuleiro da reeleição, Chaves se reconciliou com aliados dispersos, articulou o ingresso de novos parceleiros e já se vê que não haverá moleza para a oposição na peleja. Na verdade, o risco do tucano, numa eleição em dois turnos, é o segundo onde todos os oposiconistas podem se unir contra o poder dominante. Neste caso vai ter que se espichar mesmo para se manter no poleiro.  

Fusão dia 31

Fusão, troca de nome e discussões em torno das próximas eleições vão marcar o encontro nacional do PSDB dia 31 de maio em Brasília. O presidenciável de um possivel ajuntamento de forças entre os tucanos, Democratas e o PSD deverá ser o atual governador de São Paulo João Dória que já se movimenta em torno desta candidatura arrebanhando forças aliados em todos os estados.

Mais fugas

Este inicio de ano, a segurança pública tem sido um tormento em Porto Velho. Com a fuga do final de semana já foram quase 100 presidiários perigosos perambulando as ruas. Poucos foram recapturados. O espantoso é que ninguém foi punido até agora, sabendo-se que na maioria dos casos de evasão houve cumplicidade com os criminosos com a vigilância.

E o impeachment?

Com a indicação do deputado estadual Alex Redano para a liderança do governo na Assembléia Legislativa ficou mais dificil o pedido de impeachemnt do governador Marcos Rocha (PSL) seguir em frente na Casa de Leis. Na verdade o inicio do processo tinha apenas o objetivo de alguns parlamentares negociar vantagens, mas nenhum parlamentar   obteve nadica de nada.

Via Direta

*** O bloqueio do empréstimo do governo estadual na Assembléia Legislativa de Rondônia ainda mostra deficiência de articulação da atual gestão com os deputados estaduais *** O comércio lojista de Porto Velho já esta se animando com as boas perspectivas de vendas no Dia das Mães *** O ex-deputado Jesoino Dantas se articula para disputar a prefeitura de Porto Velho no ano que vem *** Sua esposa, a vereadora Ada, com boa performance no legislativo mirim sai à reeleição.  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas