Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:55:19

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 23/01/2020 às 08h42min

A- A+

Brasil estuda produção de energia a partir de células solares

Vegetais e agricultura Dentre as boas notícias que fecharam 2019, uma das mais promissoras e salutares para a autoestima dos brasileiros,..

Vegetais e agricultura

Dentre as boas notícias que fecharam 2019, uma das mais promissoras e salutares para a autoestima dos brasileiros, arrasada por maluquices que envergonharam o país, destaca estudos para a produção de energia elétrica a partir de células solares que em lugar de caros materiais de base metálica empregam componentes vegetais simples achados na Amazônia.

Nesse caso, um nome e uma organização merecem menção: o químico suíço Michael Grätzel, agraciado em 2010 com o Prêmio de Tecnologia do Milênio, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, cujos pesquisadores comprovam que a floresta dará sempre mais a quem a proteger e usar bem. 

O ano também fechou com más notícias. Há uma bateria intensa de dados negativos sobre a região, apontando mais destruição e descuido, mais criminosos ágeis e governança paralisada. De resto, longe de ser a causa da destruição e do crime, o agronegócio sofre acusações que não merece.

A ministra Tereza Cristina disse recentemente em Berlim, no Fórum Global para a Alimentação, que a agricultura não pode ser vista como “o vilão do clima” porque apenas 10% da produção – e de pequenos agricultores – está na Amazônia. Não faltou, lá mesmo, quem a acusasse de mentir, mas sempre que alguém chama outro de mentiroso o ônus da prova cabe ao acusador. Fica mal dizer que algo é mentira sem provar.

…………………………………………….

Troca-troca

Não querendo voduzar ninguém, mas já voduzando o troca-troca de esposas por políticos do segmento evangélico tem causado derrotas seguidas, acidentes e desmoralização perante o eleitorado. Recapitulando: lembram quantos políticos quarentões e cinquentões – inclusive deputados – trocaram as esposas quarentonas por gatinhas? As consequências foram as piores possíveis. E 2020 já começou com algumas lideranças evangélicas substituindo esposas. Não tenham dúvidas que os infiéis  estão afrontando um segmento conservador e que em eleições futuras vão se lascar. 

Plano Diretor

Com crateras lunares, bairros alagados e padecendo com a saúde, educação e segurança pública e índices sofríveis de saneamento básico o município de Porto Velho comemora (?) mais um aniversário neste dia 24 de janeiro. Com seus 530 mil habitantes e se espichando por todos os lados tem grandes desafios para a década que já devem estar inseridos na revisão do Plano Diretor – incluindo a sofrível mobilidade urbana – elaborado pelos técnicos do planejamento.

Vivaldo nas paradas

O ex-presidente da Câmara de Vereadores, ex-secretário de Obras Vivaldo Garcia, festejado radialista na década de 80 e cantor de forró (seu maior sucesso foi a menina do pacu grande) é mais um na lista de possíveis candidatos à prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro. Vivaldo reside hoje estrategicamente no bairro Esperança da Comunidade, um dos mais populosos da Zona Leste

Eleições 2020

O MDB de Porto Velho, que tem em sua direção o empresário Dirceu Fernandes – raro político pitoco no partido – começa as tratativas para as eleições municipais de outubro buscando uma candidatura própria. É a forma da legenda reforçar a boa chapa de candidatos a vereança da legenda, bem competitiva. A confirmar a iniciativa o MDB muda a estratégia local, que foi sempre buscando alianças indicando vices.

Ungidos do PSL

Inicialmente o PSL, partido do governador Marcos Rocha tinha dois pré-candidatos a prefeito na capital: o deputado federal Crisóstomo e o estadual Eyder Brasil. Tudo indica que nenhum tem as bênçãos do mandatário rondoniense que busca um nome da sua confiança nas esferas estaduais para entrar na peleja. A escolha está sendo feita entre três nomes do primeiro escalão de Marcos Rocha e a decisão vai deixar os concorrentes do PSL em pé de guerra.

Via Direta

*** A dengue volta a preocupar as autoridades de saúde em Rondônia e no Acre *** Em Porto Velho os maiores focos de infestação estão na Zona Leste *** Nada decidido ainda sobre a nova concessionária que vai assumir o caótico sistema dos transportes coletivos na capital rondoniense *** E assim que assumir a nova empresa já trará um presente de grego para a população local que será o reajuste na tarifa *** A inauguração do projeto beira- rio com a urbanização da orla do Rio Madeira já foi chutada para julho *** Isto caso o fenômeno das terras caídas não desbarranque  novamente o enroncamento realizado pelo Consórcio da Usina Santo Antônio *** Percorri alguns bairros em Porto Velho e constatei os efeitos das chuvas: buracos e alagações para todo lado numa cidade onde se vê  ainda até as fezes pululando nas ruas.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas