BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Editorial

coluna

Perfil

Publicado: 18/11/2023 às 05h00

Cacau de RO: Reconhecimento internacional e valorização

Confira o editorial

Rondônia, berço de riquezas naturais e de uma diversidade cultural ímpar, conquista mais um reconhecimento significativo. O cacau produzido em nossas terras foi agraciado com o cobiçado Selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria de Indicação de Procedência (IP). Esta distinção, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), coloca nosso estado em destaque no mapa nacional e internacional.
A conquista é um marco não apenas para os produtores de cacau, mas para toda a região. A Indicação de Procedência é um reconhecimento à qualidade e às características singulares do cacau cultivado em nosso solo, reforçando a ligação intrínseca entre a matéria-prima e o local de sua produção. É mais que um selo, é o reconhecimento da excelência e autenticidade do cacau de Rondônia.
Os benefícios desse reconhecimento são vastos e impactantes. Em primeiro lugar, valoriza-se o trabalho árduo dos produtores locais, que dedicam esforços incansáveis para garantir a qualidade e a singularidade de um produto de nossa terra. Essa valorização não só eleva a autoestima dos trabalhadores, mas também estimula a preservação das práticas tradicionais e o desenvolvimento sustentável da região.
Além disso, a conquista do Selo de Indicação Geográfica abre portas para novos mercados, tanto nacional quanto internacional. A demanda por produtos autênticos, que possuem uma história e uma identidade vinculadas a um local específico, tem crescido exponencialmente. O cacau de Rondônia, agora reconhecido e certificado, terá acesso privilegiado a esses mercados exigentes, gerando oportunidades de negócios e impulsionando a economia local.
Não podemos deixar de ressaltar o impacto positivo na preservação ambiental. O reconhecimento do cacau de Rondônia incentiva a manutenção de áreas naturais e práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a conservação da biodiversidade e contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Diante disso, é essencial que todos os setores envolvidos — produtores, governantes e sociedade em geral — unam esforços para preservar e fortalecer essa conquista. Investimentos em tecnologia, capacitação e promoção são fundamentais para garantir a contínua excelência do cacau de Rondônia e sua presença marcante nos mercados nacional e internacional.
Este é um momento de celebração e compromisso. A obtenção do Selo de Indicação Geográfica para o cacau de Rondônia é um passo significativo rumo à consolidação do estado como um polo de excelência na produção de cacau. É a valorização do que é nosso, é a afirmação de nossa identidade e qualidade. E é com orgulho que vemos nosso cacau levar consigo não apenas o sabor, mas também a história e a alma de nossa terra para os quatro cantos do mundo.