Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:26:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 19/06/2019 às 08h47min

A- A+

Candidatos de Candeias do Jamari não poderão utilizar rádio e TV

Planos para Amazônia Era fácil prever que um projeto ainda impreciso, sem nome certo e com referência estrangeira (“Plano Dubai”)..

Planos para Amazônia
Era fácil prever que um projeto ainda impreciso, sem nome certo e com referência estrangeira (“Plano Dubai”) iria suscitar aceso debate e em meio à polarização irracional causar uma chuva de ataques. A rigor, há dois grandes planos já esboçados para a Amazônia (“Dubai” e Rio Branco), em discussão e sem prazo para começar. Mas há um em acelerado andamento há séculos: o “Plano Roubai” – a pilhagem da biodiversidade.
Enquanto não for definido um projeto, capaz de sair rapidamente da prancheta dos tecnocratas para a realidade, e o “Plano Roubai” não for castigado como se deve, será difícil encontrar um equilíbrio. O equilíbrio entre a preservação necessária, a exploração racional dos recursos naturais, melhor vida para os povos da floresta e socorro à economia nacional.
Por ora, com a fiscalização precarizada por falta de pessoal e estrutura no máximo se apanha algum ratinho mateiro enquanto aves predadoras levam minérios via área. Árvores tombam, minérios evaporam , prevalecendo o injusto e o ilegal.
Com esse desastre, não é surpresa que faltem recursos para investimentos por parte da União, estados e municípios. É o futuro indo para o ralo. Como a cor do gato, não importa o nome do plano: só é preciso que funcione.
……………………………………………

Nosso turismo
Apesar de todos os esforços das últimas administrações estaduais de Rondônia o turismo não consegue deslanchar nestas bandas. Recente levantamento demonstra claramente a preferencia dos turistas internacionais – americanos, japoneses, europeus, árabes etc – ao Amazonas, Acre e Amapá. O que estará faltando? Infraestrutura? Divulgação? Criatividade?

A Pantazônia
Rondônia tem uma das regiões mais singulares do planeta, conjugando a diversidade do pantanal matogrossense com suas onças, araras e jacarés com o bioma da Amazônia e suas peculiaridades, mais os búfalos do Marajó, que se juntam no exuberante Vale do Guaporé. É a nossa Pantazônia que não é bem explorada turisticamente pelos municípios daquela região, tampouco pelas autoridades estaduais.

Decisão polêmica
Restará aos quatro candidatos a prefeitos em Candeias do Jamari, que terá eleição suplementar em 7 de julho, propagar suas propostas por tambores e sinais de fumaça (além é claro, das redes sociais). Ocorre que o TRE não autorizou aos postulantes o uso do horário gratuito nas emissoras de rádio e televisão. Uma decisão polêmica, pois embora chato, o espaço é importante para esclarecer o eleitorado.

Vacas de presépio
Aumenta os rebanhos das chamadas “vacas de presépio”, alcunha destinada aos políticos subservientes. Por aqui se vai de extremos, ou se aplica pedidos de impeachment aos prefeitos e ao governador (para depois correr e negociar o voto…), ou se lustra as botas com esmero dos mandatários. Era preciso mais equilíbrio, pelo menos para disfarçar a cirandinha do dia a dia.

Ainda patinando
Enquanto alguns segmentos da economia começam a reagir em Porto Velho, como a venda de motos e de gêneros alimentícios nos supermercados, o ramo imobiliário ainda patina. No entanto, com o estoques de imoveis novos acabando, novos arranhas-céus estão em fase de construção, mostrando que as empreiteiras estão otimistas com o mercado mais adiante. Planeja-se uma retomada no próximo ano.

Via Direta
*** A patrulha escolar tem que apertar os traficantes que estão a cada ano mais próximos dos estabelecimenos de ensino na capital rondoniense *** Outro problema grave é relacionado às armas. Os estudantes estão se armando até os dentes e resolvendo pendencias a balas *** O Congresso estuda a implantação de estações de transbordos de grãos nas hidrovias da Amazônia *** Segue o problema do transporte escolar, que virou uma novela sem fim em Porto Velho.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas