Porto Velho/RO, 19 Março 2024 03:08:45

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 30/10/2023 às 13h00min | Atualizado 30/10/2023 às 13h01min

A- A+

Coleta de lixo poderá ficar mais cara em Porto Velho e em pelo menos 12 cidades

Confira a coluna

O passado se revela

A grande mentira sobre a Amazônia é a de que a vasta biodiversidade da floresta se deveu à inexistência de população na antiguidade. Embora não existam instrumentos que permitam voltar tanto no tempo, o avanço da tecnologia permite desmontar teses e trazer revelações que não só apresentam a verdade história como orientam a preservação e melhor uso dos recursos florestais.

Seria impossível até recentemente – ou só possível com muitos anos de exploração in loco – pesquisa feita em duas dúzias de sítios arqueológicos até então intocados, cobertos pelas copas das árvores, conduzida por Vinicius Peripato e Luiz Aragão, do Inpe.

Com o apoio de modelos matemáticos e lançando mão de um sensor remoto que lhes permitiu o uso de lasers para compor uma imagem em 3D dos sítios focados, tiveram o auxílio, também impossível até recentemente, de 200 pesquisadores estrangeiros, aos quais os nacionalistas de fachada sequer permitiriam a participação no estudo, acusados de ser ongueiros maliciosos.

O que mais surpreende nessa pesquisa é que há cerca de 1.500 anos, quando os cristãos deixaram de ser sacrificados no Coliseu de Roma, os povos da floresta não só já viviam na região como também usavam técnicas para otimizar os recursos agroflorestais. Evoluir ainda mais nesse rumo será, mais que uma homenagem aos amazônicas do passado, um presente de honra às crianças amazônidas de hoje e do futuro.

……………………………………………………………………

As festividades

Criados por decreto pelo então presidente Ernesto Geisel em outubro de 1977, os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena estão em plenas comemorações pelos seus 46 anos de existência. Desmembrados de Porto Velho, até então o território federal de Rondônia contava com apenas dois municípios – Porto Velho e Guajará Mirim – mas antes de se tornar estado em 1981 já teria pelo menos 13 e nas décadas seguintes chegaria aos 52 municípios atuais, alguns com elevado índice demográfico, outros se esvaziando, coo Ministro Andreazza, na Região do Café.

Um recordista

Dos três municípios criados por Geisel, Ji-Paraná que recebeu a visita presidencial ainda na década de 70, foi um recordista nacional de crescimento na década de 70 e deu origens a tantos outros municípios da região central. Também alvo de grande migração, Ariquemes foi origem de vários municípios na região do Vale do Jamari, assim como Vilhena, no Cone Sul rondoniense. Nos dias de hoje, o grande destaque é Vilhena com o maior índice de crescimento populacional do estado, já caminhando rapidamente, mantidos os índices observados pelo IBGE, para destronar Ariquemes e Ji-Paraná nos próximos anos.

Curiosidades

Com tanta migração de paranaenses, gaúchos, capixabas, catarinenses, mineiros, baianos, goianos (no interior) e nordestinos em Porto Velho, Rondônia crescia tanto nas décadas de 70 e início dos anos 80, que se fossem mantidos os índices de desenvolvimento demográficos na época já em 2000 teria atingido 2 milhões de habitantes, como previam registros técnicos da secretaria de planejamento naqueles idos. No entanto, a partir dos anos 90 Rondônia teve a desaceleração que no pós usinas aumentou sensivelmente, com uma baita diáspora para outros estados e outros países.

Eleições 2024

Sondagens iniciais apontam, que se o ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos) entrar na disputa pela prefeitura de Porto Velho no ano que vem vai atingir duramente o favoritismo do atual deputado federal Fernando Máximo, atualmente nas minhas contas na ponteira. A outra favorita Mariana Carvalho (Progressistas) tem como calcanhar de Aquiles no eleitorado evangélico, apesar do seu partido ser montado pela Igreja Universal. Neste segmento Máximo e a deputada Cristiane Lopes levam vantagem sobre a ex-tucaninha, responsável com suas emendas pelas grandes obras da capital nos últimos anos, desde o terminal rodoviário a pavimentação das principais avenidas.

Ponte do Abunã

Aprovado no Senado, o projeto do senador Confúcio Moura (MDB-RO) para atribuir o nome da ponte do abunã para o ex-governador Jeronimo Santana só vai virar lei ainda dependendo de ser sacramentada na Câmara dos Deputados, onde o nome do falecido arcebispo do Acre e de Rondônia Dom Moacir Grecchi era favorito para a homenagem. Dificilmente o homenageado pelo Senado será mudado, mas se mudar a coisa vai ficar bem chata para El Carecon, porta voz de Lula em Rondônia, onde os petistas nada apitam, embora sejam do partido do presidente.

Via Direta

*** Nos bastidores é grande a expectativa em cima do estouro da máfia dos consignados, com vários políticos envolvidos, num baita cipoal de rabos amarrados nesta capital rondoniense *** Quem poderia imaginar que a situação da estiagem em Rondônia tornasse municípios na região em estado de emergência, como Espigão do Oeste, dependendo de caminhões pipas dos municípios vizinhos, como Cacoal e Pimenta Bueno para ser abastecido com agua potável ***E a coisa enroscou mesmo para a reabertura do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Validar o contrato entre a prefeitura de Porto Velho com a Amazon Forte é um dos problemas vigentes.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas