Porto Velho/RO, 21 Março 2024 17:28:23

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 01/05/2019 às 16h02min

A- A+

Compromissos ambientais

Seria fácil dar uma canelada nos cientistas e condená-los ao fogo de algum inferno ideológico

A péssima imagem que o Brasil possui hoje no exterior não é coisa nova. Cenas de Carnaval, futebol e matas exuberantes começaram a ficar distorcidas e piorar desde o assassinato de Chico Mendes, em 1988.

Um amargo fruto da má imagem acaba de ser colhido: a revista Science publicou há pouco uma carta assinada por 602 cientistas pedindo que a União Europeia, parceiro comercial do Brasil, condicione a compra de produtos brasileiros ao cumprimento de compromissos ambientais.

Seria fácil dar uma canelada nos cientistas e condená-los ao fogo de algum inferno ideológico, mas isso não iria melhorar uma imagem que se deteriora por ser reflexo de realidades que saltam à vista. Para cada boa notícia que a Amazônia proporciona chegam dez sobre desmatamento, poluição, pirataria, matanças, doenças reincidentes e roubos sem fim.

É um erro supor como possível apagar a imagem deprimente do Brasil no exterior apenas atribuindo as distorções a supostos, imaginários ou reais inimigos. Ao contrário de hostilizar o diplomático vice-presidente Hamilton Mourão, o governo deveria comandar uma conciliação nacional, começando pelo Palácio do Planalto, rachado em meia dúzia de alas. .

………………………………………..

Patrulha rural

Preocupado com a violência no campo e os constantes roubos de gado e maquinários agrícolas, o deputado Lebrão (MDB-Vale do Guaporé) solicitou em requerimento a formação de patrulhas rurais com policiais militares. Assim como na cidade a violência desandou, no interior a cosia ficou feia já que em algumas regiões já ocorreram até chacinas nas disputas de terras.

Corredor do pó

Só nos três primeiros meses deste ano uma verdadeira cambada de traficantes e “mulas” foram capturados pelas rodovias acreanas e rondonienses – principalmente na BR 364 – transportando drogas para os grandes centros consumidores do Sudeste, que são Rio de Janeiro e São Paulo. Com nossas fronteiras desguanecidas, as facçõess criminosas da Bolívia, Peru e Colômbia estão fazendo a festa.

Virou gozação

Este negócio de vereadores e deputados pedir impeachment em Rondônia e pelo Brasil afora já virou até gozação. Para não passarem diretamente como chantagistas, com o ocorreu em gestões anteriores por aqui, os parlamentares tem usado paus mandados registrar os pedidos para serem analisados nas comissões processantes de araques, mas havendo benesses para seus bolsos a coisa é arquivada.

Antídoto aprovado

O antídoto para os achaques dos políticos em todo o Brasil é o mesmo nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores, quando ocorrem. Os governadores e prefeitos gravam, como ocorreu na gestão de Ivo Cassol as tentativas de rapinagem dos políticos e quando os pilantras vão exigir as propinas as fitas são detonadas. O modus operandi é sobejamente conhecido.

A prorrogação

  Já tramitando nas comissões técnicas do Congresso Nacional, a PEC da Prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores até 2022 esta entusiasmando muitos alcaides. Volta e meia, neste Brasil varonil, vem a tona a proposta da coincidência dos mandatos, que diga-se de passagem, já ocorreu na década de 70. Prefeitos e vereadores eleitos em 76 cumpriram mandatos até 82.

Via Direta

*** Estão em Rondônia alguns recrutadores de garotas de programa para Portugal e Espanha prometendo vantagens excepcionais *** Muitas estão caindo como patinhas, já encaminhando passaportes *** Um generico do João de Deus age descaradamente em Porto Velho há semanas. É coisa de louco!*** Chantagear as usinas é coisa do passado e agora pode render cadeia com a Lava Jato em ação *** Mesmo assim ainda existem políticos renitentes achando que a coisa ainda dá cacho… 

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas