Porto Velho/RO, 28 Março 2024 06:26:11

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 17/10/2023 às 12h13min

A- A+

Conectar é o verbo que mais combina com bioeconomia

Confira a coluna

Só segurança, mais nada

Conectar é o verbo que mais combina com bioeconomia, mas não deve ser conjugado somente na internet. Tão importante quanto a integração regional ao mundo é a rede de conexões necessária entre os diversos planos e programas governamentais e suas interações rápidas com as iniciativas da sociedade civil. Tecer e ampliar conexões é também uma necessidade no contexto do Programa Amazônia: Segurança e Soberania (Amas). 

Não se sabe o que “soberania” faz no pacote, porque não há qualquer ataque à soberania nacional sobre a parte brasileira da floresta por países vizinhos ou distantes. O crime organizado é transnacional por sua própria natureza e não ocupa território – só o explora. A própria Amazônia é transnacional. Só a prevaricação de agentes dos governos é que poderia representar algum risco à soberania, porque na ONU ninguém a questiona e as Forças Armadas dos países amazônicos estão atentas. Trata-se de uma necessidade estritamente de segurança pública em toda a linha. 

Agora, com a regulamentação do programa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública terá condições de definir melhor como ele vai se desenvolver. A parte operacional ficará com o Programa Estratégico e os Planos Táticos Integrados de Segurança Pública. Tudo vai depender de conexões amplas. A dificuldades e os desafios são de alta complexidade e exigem a transformação imediata dos discursos em ações.

……………………………………………………………………………

Força dos distritos

Os vários distritos de Porto Velho estão chegando com força nas eleições municipais de 2024 com vistas as suas respectivas emancipações. Com isto, os 21 vereadores da capital – que agora serão 23 – terão rivais e predadores fortes, sem contar com ex-deputados estaduais como Ribamar Araújo, Hermínio Coelho, Jair Montes e Eyder Brasil que estudam postulações a vereança no pleito do ano que vem. Uma eleição bastante acirrada que deve mudar muito o mapa político local que abriga localidades a quase 400 quilômetros de distância, como Nova Califórnia, na fronteira com o Acre.

População aumenta

Ao contrário do esvaziamento populacional da sede, os distritos cresceram muito nos últimos anos e estão em condições de eleger representantes para lutar pela autonomia. O caso mais interessante é o de União Bandeirantes, com uma população crescente e uma economia em expansão, maior do que pelo menos 12 municípios rondonienses. O Distrito está pronto e acabado para se tornar município e já tem até uma certa estrutura para sua aspiração. Outro caso é Extrema, cujo município sendo criado abrigaria as localidades de Nova Califórnia, Fortaleza do Abunã e Vista Alegre do Abunã, cujo processo de autonomia está mais adiantado.  

As estimativas

Conforme as estimativas das lideranças distritais se as comunidades se unirem terão condições de emplacar cinco vereadores. Sendo 2 de União Bandeirantes, 2 da Ponta do Abunã e um de Jacy-Paraná. Com esta representatividade terão mais poder de mobilização para batalhar pela autonomia e influenciar na conquista de benefícios de infraestrutura para suas comunidades tão carentes dos serviços de água, esgoto, pavimentação, saúde, além das outras reivindicações, pois a segurança também é alvo de reclamações de suas populações. 

Haja vacilos!

Lembram dos vereadores de Porto Velho que aprovaram o brutal aumento do IPTU do município a toque de caixa, na calada da noite sem ao menos ler o projeto e depois lutaram desesperadamente para reverter a situação desgastante? Pois não é que o mesmo  aconteceu na Assembleia Legislativa com o projeto de reajuste do ICMS enviado pelo governador Marcos Rocha? Igualmente foi aprovado rapidamente e igualmente muitos deputados não leram a matéria antes de votar e agora se desdobram para reverter a situação de desgaste. Tanto os vereadores como os deputados pediram desculpas para a população.

Tudo recorrente

A historinha do aumento do IPTU de Porto Velho não está totalmente resolvida, pois os prejudicados são obrigados a entrar com processo demorado perante a municipalidade e ainda existem muitos casos que não foram resolvidos até agora. Certamente a população vai se lembrar dos vereadores responsáveis pela desgraceira. Na Assembleia Legislativa muitos parlamentares se dividiram agora sobre reajuste do ICMS. O outro lado da questão: tanto no caso do IPTU como do ICMS está a necessidade do aumento da arrecadação. Sem isto muitas obras municipais e estaduais poderão ser prejudicadas já em 2024.

Via Direta

*** Com os poços caseiros secando nos bairros periféricos, o custo do aprofundamento para alcançar o lençol freático já é de R$ 300,00 cada metro na capital *** O custo elevado tem a ver com os riscos dos trabalhadoes com vazamento de gases em poços mais profundos*** Os ex-prefeitos de Porto Velho Sebastião Valadares, José Guedes e Roberto Sobrinho dão pinta de aposentadoria em eleições. Mas seguem ativos nos bastidores políticos *** Muita preocupação com despejos envolvendo os moradores dos bairros Porto Cristo, Planalto, Areia Branca e outras invasões na capital rondoniense nos últimos anos *** Várias tentativas de acordo naufragaram nos últimos anos.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas